
Margem de erro zero! É este o mote à entrada da 29.ª jornada da Liga Portugal Betclic para Santa Clara e Sporting (por razões diferentes). Os insulares procuram segurar o quinto lugar do campeonato primodivisionário português, enquanto os leões não podem dar-se ao luxo de escorregar caso queiram depender apenas de si próprios na luta pelo título.
8 Jogos, 1V 1E 6D (DG: 8-18)
Últimos Resultados:
24/25: SCP 2-1 CDSC
24/25: SCP 0-1 CDSC
22/23: CDSC 1-2 SCP
22/23: SCP 3-0 CDSC
21/22: SCP 2-1 CDSC
ver mais >>
Os bravos açorianos saíram derrotados de Guimarães (1-0) e viram o Vitória SC ficar apenas a um ponto do quinto lugar, sendo que os minhotos saem por cima no confronto direto.
Do lado leonino a história é a mesma. Os verde e brancos empataram a um na receção ao SC Braga e viram o Benfica ultrapassá-los na liderança do campeonato.
O histórico de confrontos entre as duas equipas é claramente favorável à turma de Alvalade. Ao todo, nos 17 jogos disputados a contar para a Liga Portugal, o Sporting venceu 13 e perdeu apenas em duas ocasiões.
De um lado, Vasco Matos quer complicar a vida dos leões e, com certeza, usará como motivação o jogo da primeira volta em que venceu o clube, na altura treinado por João Pereira, por 0-1 no Estádio José de Alvalade.
A formação insular deve manter a estrutura utilizada ao longo da temporada: o 3-4-3. Luís Rocha será o esteio da defesa açoriana e terá à sua frente uma dupla de médios que não poderá contar com Adriano Firmino (suspensão). Na frente de ataque Gabriel Silva e Vinicius Lopes são peças imprescindíveis, resta saber quem ocupa a posição '9'.

Lucas Soares e Calila à direita, MT e Matheus Pereira à esquerda, são boas dores de cabeça para o técnico nas alas do Santa Clara. Fora da equação de Vasco Matos está, além de Adriano, Pedro Pacheco com uma lesão no joelho.
Em antevisão ao embate, o técnico de 44 anos reconheceu a pressão que o Sporting sente à partida para este duelo. «Obviamente que sabemos da pressão que o Sporting tem para vencer o jogo e nós temos que saber lidar com essa pressão que está do outro lado.»
Rui Borges, por outro lado, tem uma grande novidade no lote de opções disponíveis: Pedro Gonçalves está de volta! O médio de 26 anos não joga há uma volta completa (!) - mais precisamente desde o dia 10 de novembro de 2024, no último jogo de Ruben Amorim.
Hjulmand e Debast devem formar o duplo pivot do 3-4-3 utilizado pelos leões, sendo que Quenda ocupará a ala direita. Dúvidas existem no lado contrário em relação a Geny Catamo e Matheus Reis. O trio da frente terá, certamente, Gyokeres e Francisco Trincão. Resta saber quem vai assumir o outro lugar. Haverá espaço para Pote?

Apesar do regresso do criativo português, Rui Borges ainda não pode contar com Nuno Santos (Rotura do tendão rotuliano), Daniel Bragança (Rotura de ligamentos do joelho), João Simões (Fratura no Pé) e Hidemasa Morita (Lesão Desconhecida).
O timoneiro ex-Vitória SC foi questionado sobre a pressão 'extra' que a equipa poderá sentir e a resposta foi perentória: «Estamos pressionados desde a primeira jornada. Perdemos o primeiro lugar, mas dependemos apenas de nós. Completamente focados até ao final.»
A partida entre Santa Clara e Sporting está marcada para este sábado, dia 12 de abril, às 18h00.
Onzes Prováveis
Santa Clara: Gabriel Batista, Frederico Venâncio, Luís Rocha, Sidney Lima, Lucas Soares, Pedro Ferreira, Serginho, MT, Gabriel Silva, Vinícius Lopes, Matheus Pereira
Sporting: Rui Silva, Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Geovany Quenda, Zeno Debast, Morten Hjulmand, Matheus Reis, Francisco Trincão, Viktor Gyökeres, Geny Catamo