
Chegou a hora do tudo ou nada para o Santa Clara. Nesta 2ª pré-eliminatória da Conference League, em que saiu derrotado na primeira mão diante do NK Varazdin (2-1), o emblema açoriano sabe que precisa de reverter a desvantagem para se manter em competição.
Ainda sobre o último jogo: alguns sinais não foram muito animadores. A turma de Vasco Matos, frente a um oponente de lição bem estudada, começou a partida a demonstrar algum nervosismo. Face a este estado de espírito, o emblema croata conseguiu assumir o comando do desafio e manteve os forasteiros debaixo da asa.
Desta vez a precisar realmente de vencer para definir a passagem, o conjunto insular vai precisar de maior afinco a nível ofensivo e mais esclarecimento dos 'artistas' da frente. Gabriel Silva e Vinícius Lopes, presumivelmente titulares, terão de voltar à forma apresentada na última época.
Já na antecâmara da segunda mão, Vasco Matos, treinador do Santa Clara, não deixou dúvidas sobre a mentalidade a adotar: «A nossa equipa não funcionou no ponto de vista coletivo. Se não nos comportarmos corretamente desde o primeiro minuto, não conseguimos ganhar segundas bolas. Estamos a hesitar. Quando for preciso reagir à perda, temos de correr para trás, não ficar à frente.»
Provavelmente com intenção de manter o 3-4-3, transitado da época passada, os bravos açorianos terão de tomar outro tipo de precauções. O NK Varazdin, por várias vezes, soube explorar o espaço deixado na meia-direita, muito pelas subidas efetuadas por Lucas Soares. Foi, precisamente, a partir daí que surgiu o pénalti, oferecendo o primeiro golo da partida aos croatas.
Face à entrada positiva na partida, Serginho poderá ter porta aberta para entrar no onze inicial desta segunda mão, com Pedro Ferreira a ceder o lugar no centro do terreno. Caso concretize a passagem à 3ª pré-eliminatória, o Santa Clara vai ter pela frente o vencedor do Larne - Prishtina.
Onzes Prováveis
Santa Clara: Gabriel Batista, Sidney Lima, Luís Rocha, MT, Lucas Soares, Adriano Firmino, Serginho, Matheus Pereira, Vinícius Lopes, Wendel Silva, Gabriel Silva
NK Varazdin: Oliver Zelenika, Vane Jovanov, Lamine Ba, Mateo Barac, Antonio Borsic, Tomislav Duvnjak, Mario Marina, Petar Bockaj, Leon Belcar, Matej Vuk, Ivan Mamut