A selecionadora Sandra Fernandes já convocou esta quinta-feira as 18 jogadoras que viajam para Podgorica, capital do Montenegro, onde irão disputar o Europeu feminino de sub-19, entre os dias 9 e 20.

Até lá, a Seleção, com apenas uma lateral direita de raiz (Luana Oliveira), fará um curto estágio na Maia, com concentração no domingo, antes da viagem para o país balcânico. 

Segue-se a competição, com Portugal, 4.º classificado em 2023, a defrontar dia 9 de julho a França (4.ª no Mundial sub-18 e campeã europeia em sub-17), no dia 10 a Eslovénia e por fim a Noruega, tudo no Grupo E, no pavilhão Verde Complex, a 6 km do centro de Podgorica. 

A Selecionadora Sandra Fernandes, aposta nas mesmas 18 jogadoras que estiveram no recente Torneio das 4 Nações, que serviu de preparação.

Eis a lista para uma prova que será transmitida em direto na EHF TV.:

Guarda-redes

Bilguica Jaquité (Juve Lis), Joana Candeias (Gil Eanes) e Ana Carlina Rodrigues (Almeida Gerrett)

Centrais

Inês Sousa (ABC), Leonor Ferreira (Almeida Garrett) e Clementine Silva (Mamirolle, FRA)

Laterais esquerdas

Catarina Silva (Bartolomeu Perestrelo), Luísa Freitas (Almeida Garrett), Beatriz Araújo (Vermoim) e Juliana Silva (Alavarium)

Laterais direitas

Luana Oliveira (CA Leça), 

Pontas esquerdas

Lara Calçada (Almeida Garrett) e Filipa Barbosa (Alpendorada)

Pontas direitas

Maria Guerreiro (Gil Eanes), Mariana Rodrigues (Alpendorada) e Sofia Oliveira (Almeida Garrett)

Pivôs

Iara Ribeiro (Benfica) e Mariana Oliveira (Almeida Garrett)

 

Sandra Fernandes analisou os adversários, em declarações à FAP: "Será uma competição bastante difícil, uma vez que vamos ter como adversários algumas das seleções com maior potencial desta geração no nosso grupo. Abrimos a prova logo frente à França, que é composto por uma geração que foi campeã do último Campeonato da Europa. Os outros dois adversários são também dois colossos do andebol europeu, com coletivos fortes, nomeadamente, a Eslovénia e a Noruega. A nossa missão é tentar realizar a melhor prestação possível e proporcionar a estas atletas a oportunidade de competirem a um nível que lhes permita ter evolução."

A  treinadora explicou os critérios da convocatória: "O lote de convocadas sofreu algumas alterações ao longo de todo o período de preparação. Estamos muito satisfeitas pela vontade e resiliência que as atletas que estão no grupo apresentam. Estão sempre disponíveis para trabalhar e evoluir e isso agrada-me. Não tem sido muito fácil esta preparação, mas vamos competir na certeza que tudo faremos para fazer o melhor possível."

A técnica diz que está tudo afinado: "Foi muito importante termos realizado o Torneio das 4 Nações, pois permitiu ao grupo competir e permite-nos, enquanto equipa técnica, avaliar e corrigir todo o processo, para que possamos entrar no Europeu nas melhores condições possíveis. Mesmo o facto de termos defrontado equipas que estão num patamar acima do nosso, esta competição permite à jovens atletas evoluir. O estágio correu bem e iremos preparadas para competir, sabendo das dificuldades que teremos de enfrentar."

 As duas primeiras equipas de cada um dos seis grupos da Ronda Preliminar qualificam-se para o Main Round.

Depois, as duas primeiras equipas dos três grupos de quatro equipas avançam, juntamente com as duas melhores terceiras classificadas, para os quartos de final.

AGENDA DE PORTUGAL NO GRUPO E
Dia 9 de julho (18h30): França-Portugal
Dia 10 de julho (13h30): Portugal-Eslovénia
Dia 12 de julho (16h00): Noruega-Portugal