Rosa Mota, uma das maiores referências do atletismo mundial e do desporto português, deu esta segunda-feira entrada na unidade de cuidados intensivos (UCI) do Hospital de Santo António, no Porto.
A notícia foi avançada pelo portal SAPO Desporto e confirmada pela SIC.
Ao que a SIC apurou, a atleta foi internada para colocar uma prótese na aorta, intervenção que decorreu esta tarde. Após a cirurgia, a atleta foi transferida para os cuidados intermédios.
A atleta, recorda o SAPO Desporto, foi recentemente submetida a uma cirurgia a um aneurisma da aorta abdominal, detetado em dezembro, depois de se ter sentido mal no final da São Silvestre de Lisboa destinada a atletas que têm entre 65 e 69 anos.
O que é um aneurisma da aorta abdominal?
Doença relativamente frequente, aplica-se sempre que existe um “aumento irreversível do diâmetro normal das artérias”, explica a CUF.
“Resulta de uma fraqueza estrutural da parede arterial, (…) sendo a sua causa mais frequente a aterosclerose. (…) É mais frequente a partir dos 65 anos, mais comum no sexo masculino e a sua prevalência é maior em pacientes com doença coronária ou arterial oclusiva periférica e em portadores de aneurismas periféricos”, lê-se no site da empresa de cuidados de saúde.
Notícia atualizada às 18:00