A 2025 Rolex 24 em Daytona proporcionou tudo o que os fãs de corridas de resistência podiam sonhar: batalhas de tirar o fôlego, vitórias emocionantes e drama suficiente para encher uma temporada. A Porsche Penske Motorsport roubou o espetáculo, conquistando a vitória com o carro #7 e garantindo a 20ª vitória da Porsche neste evento histórico. Mas esta corrida foi mais do que apenas os vencedores—foi um caleidoscópio de histórias, apresentando um dinossauro zangado, uma sauna portátil e até um pássaro a fazer acrobacias.


A Dominância da Porsche: Os Mestres do Palco de Daytona

O carro Porsche Penske #7, pilotado por Nick Tandy, Felipe Nasr e Laurens Vanthoor, demonstrou uma maestria absoluta. Liderando mais de 66% das voltas da corrida, o trio transformou o evento numa clínica de corridas de resistência.

  • A Brilhante Actuação de Nasr: Felipe Nasr provou mais uma vez porque é considerado um dos melhores da IMSA. Enfrentando uma pressão incessante de Tom Blomqvist da Acura nas fases finais, Nasr manteve-se firme e entregou uma performance impecável.
  • A Proeza Histórica de Tandy: Ao adicionar Daytona à sua coleção de vitórias absolutas em Le Mans, Spa e Nürburgring, Nick Tandy tornou-se o primeiro piloto a conquistar o “Grand Slam” das corridas de resistência.
  • Impacto de Vanthoor: Laurens Vanthoor integrou-se perfeitamente na equipa vencedora do campeonato, sublinhando o compromisso da Porsche com formações de pilotos de elite.

Uma recuperação tardia do #60 Acura impediu a Porsche de alcançar um 1-2, mas a vitória solidificou o seu lugar como lendas da resistência.


O Pesadelo da Lamborghini

A tão aguardada estreia do protótipo SC63 da Lamborghini terminou em desastre. Com uma formação repleta de estrelas, incluindo Romain Grosjean, Daniil Kvyat e Edoardo Mortara, as esperanças eram altas—até que problemas de sobreaquecimento puseram fim à sua corrida após apenas 34 voltas. Mesmo as entradas de GT da Lamborghini não conseguiram escapar aos problemas, deixando a marca a lamber as feridas após uma passagem esquecível por Daytona.


Kevin Magnussen: O Herói da BMW

Kevin Magnussen destacou-se no #24 M Hybrid V8 da BMW, provando o seu valor com uma série de stints de tirar o fôlego. Apesar de um difusor dianteiro deslocado no final da corrida, os esforços de Magnussen mantiveram a BMW na luta até as fases finais. O regresso do dinamarquês à IMSA foi recebido com aclamação generalizada, com muitos a apontá-lo como um futuro vencedor de Daytona.


A Batalha Emocional do LMP2

A classe LMP2 incorporou o caos e a imprevisibilidade das corridas de resistência. Após uma montanha-russa de desistências e penalizações, Sebastien Bourdais liderou o #8 Tower Motorsports Oreca para uma vitória arduamente conquistada.

O verdadeiro herói? John Farano, o piloto amador da equipa. Apesar de sofrer de dores severas nas costas, Farano completou o seu tempo mínimo de condução, garantindo a elegibilidade da equipa para a vitória. Bourdais elogiou-o como um “guerreiro”, e a vitória marcou o primeiro triunfo da Tower Motorsports em Daytona.


Drama GT: Ford vs. Corvette

A batalha entre Ford e Chevrolet na classe GTD Pro foi nada menos que épica.

  • Triunfo da Ford: O Mustang GT3, pilotado por Christopher Mies, Dennis Olsen e Frédéric Vervisch, conquistou uma vitória impressionante por apenas 1.9 segundos sobre os seus rivais da Corvette.
  • A Raiva do Corvette: Um confronto intenso entre Tommy Milner do Corvette e Augusto Farfus da BMW adicionou emoção à corrida. A condução defensiva de Farfus levou a um contacto, danos, e Milner ficou famoso por lhe ter mostrado o dedo médio a 290 km/h. O gesto ardente de Milner tornou-se um clássico instantâneo.


De Saunas a Dinossauros: As Singularidades de Daytona

Daytona é tanto sobre personalidade como sobre performance.

  • Kamui Kobayashi, sempre o personagem, comprou uma sauna portátil antes da corrida, afirmando que isso o ajudava a “cheirar muito bem.”
  • A decoração T-Rex e o merchandising da AO Racing continuaram a cativar os fãs, embora os seus resultados fossem menos memoráveis. O seu carro LMP2 retirou-se tarde, enquanto a sua entrada na GT lutou contra penalizações para terminar em oitavo.


O que vem a seguir?

A Rolex 24 de 2025 demonstrou porque continua a ser o auge das corridas de resistência. Desde o domínio da Porsche até às vitórias emocionais em LMP2 e GTD, a corrida foi uma montanha-russa do início ao fim. Com Sebring e Le Mans no horizonte, o palco está montado para mais um emocionante capítulo no mundo das corridas de resistência.