
A Honda enfrentou com sucesso o GP do Qatar de MotoGP, com a moto a provar novamente que é consideravelmente mais competitiva do que no ano passado.
Johann Zarco (Castrol Honda LCR) foi quarto, depois de cortar a meta em quinto – beneficiou da penalização a Maverick Viñales (Red Bull KTM Tech3).
Lucio Cecchinello, proprietário da LCR, salientou ao site GPOne.com a importância desta quarta ronda da temporada: ‘Honestamente, o Qatar foi um evento importante para nós, porque agora entendemos melhor as verdadeiras melhorias da moto’.
O italiano explicou depois o porquê de as ilações retiradas do GP do Qatar serem tão importantes para a Honda: ‘Hoje em dia, o efeito aerodinâmico tem um papel chave na competitividade, por exemplo, na velocidade com a qual os pilotos entram nas curvas. E o circuito de Losail é uma pista fluída com várias curvas rápidas. O tempo da pole position do Marc Márquez teve uma média de 175,2km/h porque não há ganchos ou curvas para-arranca. E recebemos em Doha uma importante confirmação de que nos conseguimos aproximar dos nossos adversários em pistas como esta’.
As dúvidas antes de Losail residiam, precisamente, nas curvas de alta velocidade como as que existem no circuito, e a boa prestação valida as melhorias também nesse aspeto.