Raphinha podia ser internacional italiano. Extremo do Barcelona e da seleção do Brasil contou história que data de 2020.

Raphinha podia ter jogado o Euro 2020 pela seleção de Itália, que viria a conquistar o troféu. Quem o garante é o próprio jogador, em entrevista à jornalista Isabela Pagliari, que confessa que esteve perto de ter o passaporte italiano – por ter raízes transalpinas – e de jogar pela seleção europeia.

«Era suposto eu ir ao Euro que eles ganharam em 2020. Estava basicamente pronto para ir. Felizmente, o passaporte não foi emitido. Nessa altura, as pessoas da seleção italiana telefonavam-me. O Jorginho estava sempre a ligar-me. A equipa italiana tinha um projeto fantástico para mim, algo que me chamou muito a atenção», começou por referir Raphinha, que agradeceu o atraso na emissão do passaporte.

«Ao mesmo tempo, lá no fundo, eu ainda tinha aquele 1% de esperança de que poderia vestir a camisa do Brasil. E, por sorte, o meu passaporte italiano não ficou pronto a tempo», confessou o extremo brasileiro.

Hoje, com 28 anos, Raphinha é internacional A pelo Brasil por 33 ocasiões, tendo marcado 11 golos com a camisola dos canarinhos.