O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) aplicou castigos que retiram Zeno Debast e Geovany Quenda da Supertaça com o Benfica, a realizar no próximo dia 31 de julho, no Estádio do Algarve. O organismo aplicou uma suspensão de um jogo a ambos os futebolistas do Sporting, na sequência dos festejos do título nacional dos leões em 2024/25.

Em causa esteve uma participação do Benfica, que teve por base uma tarja que Quenda usou, fotografado por Debast, após o jogo e durante a celebração do título nacional no relvado de Alvalade diante do Vitória de Guimarães. 

Na altura, Quenda surgiu com uma camisola com uma imagem de Esgaio e a inscrição "falas muito, chupa car****". A frase é entendida como uma provocação ao Benfica, já que foi o que Esgaio terá dito a Otamendi no final do dérbi da Luz, o que valeu a expulsão ao lateral. Além da atitude de Quenda, Debast foi também denunciado por ter partilhado, na sua conta de Instagram, o sucedido.

Agora, o CD aplicou os castigos aos dois jogadores, que ficam assim de fora da Supertaça diante das águias. Além disso, cada futebolista terá de pagar uma multa de 816 euros, ao passo que o Sporting desembolsará 2.550 euros de sanção.

Recorde-se que este é, de resto, um de dois processos abertos a Quenda. Já a 29 de maio o esquerdino do Sporting tinha visto ser-lhe instaurado um outro devido a uma publicação nas redes sociais na sequência da vitória (3-1 no prolongamento) dos verdes e brancos sobre o Benfica, na final da Taça de Portugal. 

Além disso, em relação ao dérbi eterno na decisão da prova rainha, resultou ainda a instauração de outros processos do CD tendo como alvos Maxi Araújo e Matheus Reis depois da "participação remetida através do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e participações apresentadas por César Boaventura e pela Benfica SAD". Neste último caso, ainda não foram conhecidas as sanções a aplicar.

Sporting vai recorrer da decisão

Entretanto, relativamente ao castigo aplicado esta sexta-feira pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol a Debast e Quenda, sabe Record, o emblema de Alvalade irá recorrer da decisão.

Assim, de forma a defender-se da questão em torno das alegadas ofensas dirigidas pela dupla de jogadores sportinguistas para com Otamendi, capitão do Benfica, o Sporting irá assim contestar a deliberação e apresentará um recurso com providência cautelar do caso no Tribunal Arbitral do Desporto (TAD).