O calendário do MotoGP é intenso e exigente, assim como o trabalho que envolve estar sempre rodeado de pessoas de uma equipa – estando longe de ser um desporto individual como pode parecer.

Em plena pausa entre temporadas, Johann Zarco falou da importância do silêncio para o seu descanso: ‘O inverno é cada vez mais curto todos os anos. Mas vejo este ano que o momento em que consigo descansar mais, é quando tenho alguns dias sozinho em silêncio’.

O francês da LCR Honda explicou durante o Honda Racing Season Finale que, depois de um ano sempre a trabalhar com muitas pessoas ao seu redor, estar sozinho e em silêncio é uma mais-valia para o descanso mental:

Estás a trabalhar com várias pessoas todo o ano, e tens várias pessoas à tua volta para te apoiarem, para te ajudarem, para trabalharem contigo. E quando fico totalmente sozinho, é o momento mais calmo, e tudo na minha mente pode descansar e talvez fazer os outros pensamentos – sobre a época, sobre tantas coisas. Então, o silêncio para mim é o momento em que consigo descansar mais.