Luca Marini, piloto da Honda HRC Castrol, abordou a questão da síndrome compartimental (arm pump) que afeta vários pilotos no campeonato. O italiano explicou porque os pilotos da VR46 Academy raramente recorrem à cirurgia para resolver este problema, destacando a importância da prevenção e dos detalhes.

Quando questionado sobre o facto de os pilotos da Academia VR46 raramente fazerem cirurgia para síndrome compartimental, o italiano partilhou a sua experiência: ‘Posso dizer-vos apenas pela experiência. É sempre um problema, a síndrome compartimental para todos. Mas é a forma como lidamos com isso e certamente como treinamos em casa, mas também como compreendemos porque estamos a ter isto’.

Marini explicou as possíveis causas do problema: ‘Pode-se começar a ter uma inflamação por muitas razões, talvez um novo fato que esteja um pouco apertado ou a posição do travão dianteiro que não está perfeita, talvez esteja um pouco demasiado alta ou demasiado baixa. É tão importante cuidar de todos estes detalhes, na minha opinião’.

O piloto da Honda alertou para a progressão do problema ao longo de um fim de semana de corrida: ‘Se esqueceres um, então talvez comeces a ter um pequeno problema na sexta-feira e depois no sábado aumenta e no domingo a corrida aumenta muito. Por isso, é sempre isto’.

O italiano destacou ainda a importância da recuperação e preparação: ‘É importante também recuperar após um GP. Isto também é crucial. E, quando estás em casa a trabalhar bem no ginásio e com o fisioterapeuta para estares pronto para a próxima sexta-feira porque especialmente na sexta-feira é muito stressante o primeiro treino, diria eu’.