
As segundas pré-eliminatórias da UEFA Europa League e da UEFA Conference League decorreram esta quinta-feira, ao longo da qual estiveram em ação muitos portugueses — desde logo, SC Braga e Santa Clara que não foram felizes...
Na Liga Europa, o SC Braga terá de resolver a eliminatória em casa após um empate sem golos na Bulgária frente ao Levski Sofia. Tudo se decidirá na Pedreira, onde os bracarenses partem com ambição reforçada.
Na Chéquia, o Legia de Varsóvia de Rúben Vinagre empatou 2-2 frente ao Baník Ostrava. O lateral-esquerdo português, ex-Sporting, foi titular e cumpriu os 90 minutos.
Já na Dinamarca, o Midtjylland recebeu o Hibernian e o jogo terminou empatado 1-1. Dani Silva, médio português, foi titular.
Em Istambul, num confronto intenso entre o Besiktas e o Shakhtar Donetsk, os ucranianos venceram por 4-2. Rafa Silva e Gedson Fernandes foram titulares na equipa turca, mas o grande destaque português foi João Mário. O avançado entrou aos 71 minutos após lesão de Tammy Abraham e, aos 87’, marcou o segundo golo do Besiktas, reduzindo a desvantagem. Nota ainda para a estreia de Orkun Kokçu, ex-Benfica, que jogou os primeiros minutos com a camisola do clube turco.
Na UEFA Conference League, o Santa Clara regressa dos Balcãs com uma derrota por 2-1 frente ao Varazdin, na Croácia. A equipa açoriana ainda marcou fora por intermédio de Adriano Firmino. Agora, no Estádio de São Miguel, os insulares terão de vencer para seguir em frente na competição.
Na Grécia, o AEK de Atenas venceu o Hapoel Beer Sheva por 2-0, com destaque para Filipe Relvas. O central português abriu o marcador com um cabeceamento certeiro após um canto cobrado por Petros Mantalos, ajudando os helénicos a conquistarem uma vantagem para a segunda mão.
Por fim, na Bósnia, o Universitatea Craiova venceu o Sarajevo por 1-0. Samuel Teles, médio português, foi titular no conjunto romeno e rubricou uma assistência decisiva para Oleksandr Romanchuk, autor do único golo da partida, que poderá revelar-se crucial nas contas finais da eliminatória.