
Ao bater a Turquia por 38-30, a Seleção feminina de andebol sub-19 registou, esta terça-feira, a primeira vitória no Europeu de Podgorica, na capital do Montenegro.
A disputar a ronda intermédia, depois de ter ficado afastada da principal com três desaires na fase de grupos, Portugal vai, agora, o lutar pela melhor classificação entre o 17.º e 24.º lugar, com jogos quinta e sexta-feira e domingo, sendo o primeiro frente às Ilhas Faroé.
As turcas começaram melhor, chegando a liderar por 2-3 e ainda mantiveram a partida equilibrada até aos 5-5, porém a Seleção, comandada na 1.ª parte por Iara Ribeiro e Sofia Oliveira, já chegou ao intervalo a liderar por 20-16.
Na etapa complementar, Portugal manteve o controlo das operações e chegou à vantagem máxima de oito golos com terminou o embate.
Iara Ribeiro, com 11 golos e 85% de eficácia, foi a melhor marcadora da partida, seguida da turca Seval Bozova, com sete.
Na fase preliminar, as portuguesas perderam com a França, Noruega e Eslovénia, enquanto nesta intermédia já haviam sido batidas pelos Países Baixos.
Sandra Fernandes, selecionadora nacional: «Parabéns às minhas jogadoras que foram fantásticas, conseguindo superar as dificuldades de última hora sentidas ontem. Esta vitória é dedicada a todos os que continuaram a acreditar neste grupo, apesar das muitas limitações que existem. Obrigado aos pais presentes no pavilhão, que foram incansáveis. Esta vitória também é deles.»