
Penafiel e Chaves fecharam esta quinta-feira a temporada com um empate a zero, em duelo de baixa intensidade, que refletiu a falta de objetivos por alcançar à partida para a 34.ª jornada da 2.ª Liga de futebol.
A jogar em sua casa, o Estádio Municipal 25 de Abril, os 'rubro-negros' obtiveram alguma supremacia no segundo tempo, mas o jogo foi, em traços gerais, equilibrado, com os dois guarda-redes a mostrarem-se presentes nas poucas ocasiões em que foram solicitados.
Com este resultado, o Penafiel ocupa provisoriamente a 10.ª posição, com 45 pontos, enquanto os flavienses concluíram a época já com a sétima assegurada, com 51.
Os dois conjuntos, que ocuparam lugares cimeiros da 2.ª Liga durante grande parte da época, prolongaram assim os seus respetivos ciclos de jogos sem vencer - os anfitriões não conseguiram triunfos nos últimos nove encontros e os forasteiros também não somaram os três pontos nos quatro desafios finais.
O Desportivo de Chaves teve a primeira grande oportunidade logo a abrir a partida, ao terceiro minuto, numa má abordagem do guardião penafidelense, Manuel Baldé, que permitiu o cabeceamento de Ktatau, apenas travado por um corte decisivo, em cima da linha de golo, por parte de Rúben Pereira.
Sem destaques maiores ao longo de todo o primeiro tempo, o Penafiel ainda respondeu através de um forte remate de André Silva para uma intervenção atenta de Rodrigo Moura com o pé, à passagem do quarto de hora de jogo.
O segundo tempo trouxe uma maior abertura das organizações defensivas, com vários espaços por explorar, fruto do desgaste físico e mental inerente aos últimos 45 minutos da temporada.
A formação duriense melhorou no aspeto ofensivo e poderia ter marcado aos 67, em remate acrobático de Hélder Suker, que passou muito próximo da baliza dos transmontanos, mas não criou depois um volume de chances suficiente para desfazer o nulo até final.
Jogo no Estádio Municipal 25 de Abril, em Penafiel.
Penafiel-Chaves, 0-0.
Ao intervalo: 0-0.
Equipas:
- Penafiel: Manuel Baldé, Miguel Maga, Rúben Pereira, João Miguel, João Silva, Chico Teixeira, (Bruno Pereira, 62') Ewerton (Neto, 90'+2), Tiago Rodrigues, Robinho (Reko, 90'+1) Hélder Suker (Diogo Batista, 76') e André Silva (Pedro Vieira, 90'+1).
(Suplentes: Miguel Oliveira, Neto, Pedro Vieira, Reko, João Leal, Edu Pinheiro, Bruno Pereira, Diogo Batista e Diogo Brito).
Treinador: Hélder Cristóvão.
- Chaves: Rodrigo Moura, Tiago Almeida, Bruno Rodrigues, Mamadou Tounkara, Kiko Pereira (Aarón Romero, 71'), Pedro Pinho, Ktatau (Wellington Carvalho, 88'), Pedro Pelágio, André Ricardo (Alberto Soro, 71'), Rúben Pina (Rodrigo Melro, 79') e Tiago Reis (Platiny, 71').
(Suplentes: Vozinha, Aarón Romero, Roan Wilson, Carraça, Wellington Carvalho, Rui Gomes, Alberto Soro, Platiny e Rodrigo Melro).
Treinador: Marco Alves.
Árbitro: Flávio Lima (AF Lisboa).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Ewerton (20), André Silva (61) e Pedro Pelágio (69).
Assistência: Cerca de 800 espetadores.