
Depois de terminar a carreira de jogador, o antigo defesa Gianluca Zambrotta deparou-se com uma deformidade pronunciada nos joelhos, conhecida como 'genu varum', ou seja um arqueamento das pernas.
Zambrotta revelou que a sua condição tem vindo a piorar de ano para ano, numa entrevista ao podcast de Gianluca Gazzoli.
«Durante a minha carreira não tive lesões graves, mas fui submetido a três cirurgias ao menisco. Hoje, já não tenho meniscos internos, nem no joelho esquerdo nem no direito, e com o tempo as minhas pernas ficaram arqueadas. Agora sou como um modelo de laboratório – os médicos olham para mim e perguntam-se como é que eu consigo andar», conta.
Apesar disso, Zambrotta mantém atividade física e até joga padel, mas tem pela frente uma cirurgia complexa - uma osteotomia: «Consultei três ou quatro dos principais cirurgiões do país, e nenhum consegue explicar como é que eu jogo padel com estes joelhos. Em breve, serei operado aos dois joelhos. Vão cortar o osso acima e abaixo do joelho, inserir placas e tentar endireitar as pernas – tudo isto para evitar uma prótese total, pelo menos por enquanto.»