
Oliver Rowland chegou angustiantemente perto da vitória na primeira corrida do Jeddah E-Prix, apenas para ver isso escorregar-lhe entre os dedos na última chicane. Apesar de liderar durante a maior parte da corrida, um déficit de energia tardio permitiu a Maximilian Günther fazer uma manobra decisiva na Curva 14-15-16, negando ao piloto da Nissan o que teria sido uma vitória notável.
No entanto, apesar da frustração de perder a liderança nos últimos momentos, Rowland estava longe de estar devastado.
“Claro, sempre que perdes a vitória na última curva, é um pouco desapontante, mas acho que estou bastante feliz,” admitiu.
“O carro estava bom, mantivemos a nossa estratégia. Acho que foi uma grande corrida como espetáculo. Consegui pressionar bastante, tive que ser quase perfeito em cada volta, e tudo se resumiu a meio segundo.”
O Erro de Cálculo de Energia Revelou-se Caro
Rowland construiu uma vantagem considerável antes das paragens rápidas de carregamento Pit Boost, mas a sua estratégia de conservação de energia deixou-o vulnerável nas voltas finais. Günther, que tinha uma ativação de Attack Mode a mais, foi lentamente reduzindo a vantagem de Rowland antes de fazer a sua manobra.
“Estou um pouco frustrado por não saber quanto de margem ele tinha enquanto voltava,” disse Rowland.
“Provavelmente poderia ter mantido o meu alvo alto o suficiente para defender um pouco melhor. Na verdade, estava a tentar manter a diferença em algum momento, e isso prejudicou-me um pouco no final.”
À medida que a corrida se aproximava das últimas curvas, Rowland não teve escolha senão levantar o pé, garantindo que tinha apenas energia suficiente para chegar à bandeira de xadrez. Infelizmente, Günther não teve de fazer o mesmo, dando-lhe a vantagem no momento crucial.
“Estávamos a lutar por energia, e temos um ponto em que temos de levantar na última curva, caso contrário, não chegaríamos à linha,” explicou Rowland.
“Estava a esperar que ele também o fizesse, mas não o fez.”
A Nissan subestimou a estratégia da corrida?
Rowland revelou que a estratégia da Nissan foi executada conforme planeado, mas a equipa esperava que outros pilotos seguissem um timing de paragem semelhante, o que não aconteceu.
“Esperávamos que muitas pessoas fizessem o que nós fizemos, mas não parece que o tenham feito,” notou ele.
“Acho que fizemos tudo certo. Quero dizer, só nos faltaram cinco centésimos de energia na última curva, e é isso.”
A Chance de Redempção de Rowland na Corrida 2
Apesar do quase-acerto de partir o coração, Rowland mantém-se confiante à medida que se aproxima da segunda corrida do Jeddah E-Prix. Com a Nissan a mostrar um ritmo forte, o britânico irá procurar ajustar a sua estratégia de energia e capitalizar sobre outra oportunidade de vitória.