Após uma série de eventos infelizes no Grande Prémio da Austrália, Oliver Bearman, o piloto da Haas, expressou descontentamento com a sua performance, admitindo a sua ‘desajeitação’ na pista.

Durante as rondas preliminares, Bearman enfrentou uma série de contratempos que o levaram à sua incapacidade de se qualificar para o Grande Prémio. Na primeira sessão de treinos (FP1), um acidente em alta velocidade na Curva 10 resultou em danos severos no seu carro, afastando-o da segunda sessão de treinos (FP2). Para agravar a situação, o jovem piloto deslizou para a gravilha na Curva 11 durante a terceira sessão de treinos (FP3), causando mais danos ao seu veículo.

Subsequentemente, a tão aguardada ronda de qualificação de Bearman terminou prematuramente devido a uma avaria na caixa de velocidades. Ao sair da box para iniciar a sua volta, rapidamente descobriu o problema e foi obrigado a regressar à sua garagem. Consequentemente, o seu colega de equipa, Esteban Ocon, terminou em último na ronda de qualificação, resultando na posição dos dois pilotos da Haas na parte de trás da grelha para o Grande Prémio da Austrália.

Apesar destes contratempos, Bearman recebeu um apoio inabalável do diretor da equipa, Ayao Komatsu, que ofereceu palavras de encorajamento ao jovem piloto. Bearman, no entanto, continua a ser auto-crítico, reconhecendo que a sua ‘desajeitação’ e ‘pequenos erros’ tiveram repercussões significativas na sua performance e na classificação geral da equipa.

Numa conversa com jornalistas em Melbourne, Bearman afirmou: “Quero dizer, é um circuito bastante implacável, e dois erros aparentemente pequenos têm grandes consequências e fazem-me perder toda a minha corrida.” O piloto expressou ainda a sua decepção em relação ao problema da caixa de velocidades durante as qualificações, afirmando que era um reflexo das dificuldades da equipa ao longo do fim de semana.

Apesar do início difícil, Bearman mantém-se otimista quanto à longa temporada que se avizinha, afirmando: “Não vou desanimar por causa de dois dias numa temporada muito longa.” Ele também reconheceu as dificuldades da equipa, notando que o seu desempenho não foi o esperado e que o desempenho do carro precisava de melhorias.

Bearman assumiu a responsabilidade pelos seus erros, admitindo que não tinha sido de grande ajuda durante o fim de semana, uma vez que a equipa teve essencialmente de operar com um carro. Reiterou o seu compromisso com a melhoria, afirmando: “Acho que a primeira coisa é que sou o meu maior crítico, e sou o mais desapontado comigo mesmo, e preciso corrigir isso, mas nada, [a Komatsu ofereceu, ed.] apenas encorajamento.”

Embora o Grande Prémio da Austrália tenha sido, sem dúvida, um início desafiador para Bearman e a Haas, é claro que o jovem piloto está determinado a aprender com os seus erros e a fazer um forte regresso nas corridas que se avizinham.