É impressionante a tendência que o futebol alemão tem para “criar” talentos no meio-campo e o Angelo Stiller é mais um exemplo disso mesmo.
Nascido na Alemanha, o médio, de 23 anos, é atualmente jogador do Estugarda e é reconhecido pelo seu grande potencial. É visto, por vários analistas, como o substituto de Toni Kroos, face à capacidade que tem para interpretar o jogo, em todas as suas dimensões.
Formado no TSV Milbertshofen e no Bayern Munique, e sem espaço nos bávaros, o alemão transferiu-se, em 2021, a custo zero para o TSG Hoffenheim – onde também foi treinado por Sebastian Hoeness (atual treinador do Estugarda) – e sempre deu mostras das suas qualidades, embora, naquela altura não fosse titular indiscutível.
Desta forma, no ano de 2023, acompanhou o treinador e, por 5,5 milhões de euros, Stiller deu o salto para uma das equipas que, nos últimos anos, é uma das boas surpresas, tanto no futebol alemão como europeu, onde é uma das peças fundamentais no esquema.
Internacional alemão por três oportunidades, o médio canhoto é um daqueles talentos que não engana. Na posição é dos mais completos que há no futebol atual. Exímio no passe, seja curto ou longo, tem um controlo do esférico superlativo e junta a estes fatores um QI de jogo bastante evoluído. O jovem é quem carrega o “piano” no Estugarda, tendo um papel fulcral na construção de jogadas. Para mim, o que mais impressiona é sua capacidade de mapear antes de qualquer ação.
Defensivamente, é agressivo, dando garantias nas interseções e duelos. Atualmente, como sabemos, é necessário, além da componente técnica, que haja capacidade física, algo que Angelo Stiller também proporciona.
Apesar da globalização em que vivemos, onde, especialmente no futebol, os talentos jovens são referenciados pelos gigantes europeus e, precocemente, chegam aos mesmos, Angelo Stiller não é, ao que tudo indica, muito cogitado. Segundo alguns meios de comunicação germânicos, apenas o Barcelona perguntou pelo jogador. Como se sabe, Hansi Flick é o treinador dos blaugranas e tem interesse nas qualidades do médio.
Várias equipas de topo necessitam de um médio defensivo, à cabeça o Manchester City, Real Madrid, Barcelona, Manchester United, entre outros, e Stiller é uma opção que chama à atenção, pelas qualidades e o valor de mercado que tem. Segundo o Transfermarkt está avaliado em 32 milhões de euros.