Num desenvolvimento sem precedentes e alarmante durante o Grande Prémio da Bélgica este fim de semana, Franco Colapinto foi forçado a começar a corrida a partir da box, após uma performance dececionante na sessão de qualificação do Sprint. O piloto argentino apenas conseguiu terminar em P19 na grelha, o que levou a Alpine a tomar a decisão muito importante de mudar a asa traseira do carro.

A Alpine confirmou através das suas contas nas redes sociais que tomou esta medida extrema para dar a Colapinto a melhor oportunidade na corrida Sprint de hoje em Spa. A situação não é surpreendente, considerando as performances recentes de Colapinto. Ele assumiu a posição a meio da temporada por Jack Doohan, mas em algumas corridas conseguiu ganhar muito pouco – e não um único ponto até à data – com o desafio de igualar o ritmo do colega de equipa Pierre Gasly.

Gasly está a começar em P8 na grelha e tem um projeto para competir praticamente por pontos. Colapinto, por sua vez, parecerá tratar o Sprint de hoje como um teste antes da qualificação esta tarde, mostrando quão íngreme é o desafio que o jovem piloto enfrenta ao tentar afirmar-se na Fórmula Um. A razão para a sanção da equipa, considerando que quebra as regras do parc fermé, é clara – fazer com que o carro #43 ganhe velocidade e aproveitar o melhor dia possível de um fim de semana difícil.