
Confirmando as boas indicações dos testes, Fabio Quartararo garantiu com poucas dificuldades o apuramento para a segunda qualificação do GP da Tailândia de MotoGP – sendo oitavo no Treino desta sexta-feira em Buriram.
Para «El Diablo», o desempenho de hoje foi satisfatório: ‘Tive uma sensação um pouco melhor com a dianteira do que nos testes. Ainda não estou realmente confortável, mas o objetivo era estar na Q2, estamos, e também só a 0,2s do terceiro lugar. Penso que é muito bom’.
Apesar de a Yamaha ter melhorado a competitividade este ano, Quartararo frisou que chegar à Q2 é um objetivo desde 2024: ‘Já era o objetivo no ano passado, o fim da época foi ótimo, estivemos na Q2 quase em todo o lado. Mas é muito melhor ir diretamente para a Q2 desde sexta-feira, e é isto que é mais difícil porque a pista está a melhorar dia a dia, e normalmente quando estamos na Q2 a partir de sexta-feira melhoramos sempre um bocado no sábado. Então, oxalá seja o caso amanhã’.
Satisfeito com o trabalho efetuado, o campeão de 2021 também falou dos pneus: ‘Não mudámos nada, mas com o macio a aerodinâmica tinha uma sensação um pouco melhor. Talvez os pneus do teste tenham estado aqui muito tempo, e dão-me uma sensação estranha. Hoje foi melhor com o macio, o duro teve uma sensação muito parecida comparando com o teste. Portanto, não vai ser bastante fácil, porque a nossa moto está mesmo a fazer o tempo com a dianteira, e não somos capazes de o fazer. Veremos, mas penso que hoje fizemos um bom trabalho’.