O Prémio Revelação Bola na Rede referente ao mês de dezembro de 2024 já foi entregue. Nuno Moreira, avançado do Casa Pia, foi o jogador distinguido com um galardão que premeia o bom mês do português.

Quem é Nuno Moreira?

Nascido em Espinha a 16 de junho de 1999, Nuno Moreira tem sido um dos principais destaques da classe média do futebol português em 2024/25, sendo protagonista do Casa Pia numa temporada em crescendo dos Gansos na Primeira Liga.

Se o Norte viu nascer Nuno Moreira, foi em Alcochete que o avançado cumpriu toda a formação. O extremo chegou ao Sporting quando ainda não eram precisas duas mãos para registar a idade e foi de verde e branco que cumpriu todo o percurso de formação.

O salto para a equipa principal dos leões nunca aconteceu e, depois de uma época por inteiro na equipa B dos leões, Nuno Moreira deu o salto para a Primeira Liga pelas mãos do Vizela, no início da época 2021/22.

Dois anos de destaque no norte de Portugal voltaram a trazer Nuno Moreira de volta à capital, para representar o Casa Pia, numa transferência completada há precisamente um ano. O encaixe foi natural e esta temporada, já sob o comando de João Pereira, o avançado já superou o melhor registo da carreira e é uma das peças fulcrais dos Gansos.

Dezembro em números

Jogos: 5

Golos: 1

Assistências: 2

Como joga Nuno Moreira

Nuno Moreia vive no limbo entre o extremo esquerdo e o avançado interior no 3-4-2-1 de João Pereia. A liberdade posicional para jogar no corredor, mas também para circular mais por dentro beneficia as características do avançado que, nesta temporada, desenvolveu uma nova relação particular: o golo.

São já sete golos e cinco assistências em apenas 19 jogos de Nuno Moreira esta temporada. A veia goleadora do português estava, de certa forma, adormecida, mas foi despertada e, olhando ao jogo do avançado, percebe-se o porquê. Beneficiando de uma referência mais fixa na frente como é Cassiano, capaz de prender os centrais e de criar espaço para jogar, o sentido de oportunidade e de baliza do jogador tem sido capitalizado.

A inteligência na ocupação dos espaços é o fator que mais tem potenciado o jogo de Nuno Moreira que tem desenvolvido o oportunismo e a leitura de jogo mais longe da baliza. Continua a ser um jogador talhado a pisar o último terço, mas consegue movimentar-se noutras zonas de campo, aproximando-se dos médios para gerar superioridades e identificando o espaço livre para receber e rodar-se para o jogo. Vive também das relações com Leonardo Lelo, ala esquerdo, variando entre um jogo mais interior ou mais exterior.

Com bola, tem também uma importante dimensão criativa na forma como, em jogos mais fechados ou menos conseguidos coletivamente, consegue criar oportunidades a partir da irreverência e do desequilíbrio. Numa altura em que muitos jogadores se vão valorizando na especificidade, são as múltiplas valências de Nuno Moreira que lhe têm permitido brilhar em diferentes contextos e ter na regularidade uma das características.

O Casa Pia de Nuno Moreira

O 3-4-2-1 de João Pereira é o encaixe perfeito para as características de Nuno Moreira que ganha influência no jogo quanto menor for o encapsulamento dentro de campo e com a possibilidade de variar entre um jogo mais interior e exterior, como já foi ressaltado.

O início complicado e as três derrotas no arranque da Primeira Liga têm, quiçá, reduzido os holofotes, mas as exibições dos gansos estão em crescendo e, numa altura em que a segunda volta já se encontra em andamento, o conjunto que tem casa emprestada em Rio Maior ocupa o sexto lugar da competição.

Não há espaços para romantismos na ideia de João Pereira, mas a verdade é que o Casa Pia procura na maioria das vezes um futebol positivo com algumas características bem vincadas como a projeção e envolvimento ofensivo dos alas, a rotação dos médios, a procura de irreverência dos avançados interiores e a capacidade de fixar defesas e de ameaçar a profundidade da referência mais central.

Neste contexto, a presença de Cassiano, abrindo espaços para Nuno Moreira receber com mais tempo para pensar e definir, e a capacidade associativa de Leonardo Lelo são mais-valias que permitem elevar o nível do avançado de 25 anos. O quadrado entre os médios e os avançados interiores, muitas vezes visto em campo, possibilita também várias vantagens numéricas, mesmo contra meio-campos reforçados, que abrem novas possibilidades ao jogo dos gansos.

Resultados em dezembro

  • 02/12: FC Porto 2-0 Casa Pia
  • 08/12: Casa Pia 1-1 AVS SAD
  • 15/12: Estoril Praia 0-2 Casa Pia
  • 20/12: Casa Pia 3-1 Arouca
  • 29/12: Braga 1-2 Casa Pia
Poderás ler uma entrevista de Nuno Moreira ao Bola na Rede em breve

O Prémio Revelação Bola na Rede

O Bola na Rede está atento ao melhor do desporto nacional, em particular o futebol e, a partir deste mês, entregará um prémio a reconhecer méritos e feitos.

O Prémio Revelação Bola na Rede permitirá distinguir uma personalidade que, dentro das quatro linhas ou de qualquer outro terreno de jogo, tenha sido, como o próprio nome indica, uma revelação. Assim, o Bola na Rede vai procurar premiar os desportistas capazes de brilhar nos mais diversos palcos de Portugal e, quiçá, do mundo.