Segundo o Globo Esporte, Renato Paiva será o novo treinador do Botafogo. A mesma fonte avança que o antigo treinador das camadas jovens do Benfica aceitou a proposta de John Textor nas últimas horas e estará no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, para assistir à partida a contar para a Recopa Sul-Americana entre o Fogão e o Racing de Avellaneda.

Renato Paiva estava sem clube desde que abandonou os mexicanos do Toluca, onde milita o avançado luso Paulinho, no início de dezembro do ano passado. O treinador de 54 anos regressa ao Brasil, depois de ter comandado o Bahia em 2023.

Quase dois meses depois, o Botafogo terminou a busca pelo substituto de Artur Jorge, que no início do ano rumou ao Qatar para comandar o Al Rayyan. André Jardine, do América, Tata Martino, Rafael Benítez, Roberto Mancini, Hérnan Crespo ou o português Vasco Matos estiveram todos na mira de John Textor, mas acabaram por não chegar a acordo para comandar o clube carioca.

Renato Paiva começou a carreira de treinador do Benfica, onde comandou todos os escalões jovens até à equipa B, antes de embarcar para a primeira aventura fora de Portugal em 2021 nos equatorianos do Indepediente Del Valle. Depois de duas experiências no México (León e Toluca) e uma prévia no Brasil (Bahia), chega ao comando técnico do campeão brasileiro e da Libertadores em título.