O NBA Basketball School, campo de treino de verão sob a chancela da maior liga de basquetebol do mundo, regressou esta quarta-feira a Lisboa, com o Pavilhão Domingos Fernandes (CN Natação) a acolher mais uma etapa, com o programa Rising Stars. Dezenas de jovens até 18 anos tiveram a oportunidade de aprimorar as suas habilidades, enquanto também fazem amizades e divertem-se com o desporto.

Um dos destaques do dia foi a presença de Inês Viana. A ex-base do Benfica e da Seleção esteve ativa a dar instruções aos mais novos.  Para a embaixadora da NBA Basketball School Portugal, esta iniciativa é algo bastante positivo para os jovens e para a modalidade. "Isto é espetacular. Temos aqui miúdos desde os 6, 7 aninhos até aos 16 e todos com uma vontade enorme de aprender. Temos treinadores ótimos e tenho a certeza que os jovens e as crianças que aqui estão vão aprender imenso e, mais importante que isso, vão divertir-se a jogar basquetebol. É uma ótima oportunidade para todos", contou-nos.

Carlos Barroca, diretor técnico do NBA Basketball School Portugal, fez um balanço positivo da adesão ao  primeiro dia da iniciativa: "O primeiro dia está sem dúvida a corresponder às nossas expetativas. Este ano recebemos dezenas de jovens de todas as idades e de várias zonas do globo. Temos inclusive alguns casos de jovens cujas famílias vieram de propósito a Portugal para que eles pudessem participar. Tudo isto só pode ser um sinal de que estamos no caminho certo e comprova o sucesso deste projeto no nosso país".

O ex-internacional português reforçou ainda que esta iniciativa vai além do basquetebol. "O nosso objetivo além de ser uma oficina de basquetebol é ser uma oficina de educação. Os miúdos quando chegam vêm muito isolados e com algum receio e o nosso papel é ser um espaço seguro onde eles se podem divertir, aprimorar o seu jogo com os nossos treinadores, mas este é principalmente um projeto de formação. Formação na área da comunicação, na área da confiança e formação na área dos valores. Um dos nossos objetivos é utilizar o basquetebol como forma de mudar a vida a estes jovens", revelou-nos.

Das dezenas de jovens presentes, Record falou com Maria Teresa Pais, uma jovem atleta do Sporting que recebeu, graças ao seu avô, a oportunidade de participar no campus de verão da NBA, através de um concurso para os assinantes Record Premium. "Foi o meu avô quem concorreu por mim a esta oportunidade e quando soube que fui a escolhida fiquei muito contente. Já fiz muitos amigos e também aprendi imenso". Maria, tal como a maioria dos jovens presentes sonha um dia chegar a profissional, mas para já mantém os pés na terra. "É claro que gostava de ser profissional e é para isso que trabalho todos os dias mas, quanto ao futuro, não gosto de meter pressão. O que tiver de ser, será", confessou a jovem de 14 anos.

A edição deste ano do NBA Basketball School Portugal arrancou esta quarta-feira nas instalações do Clube Nacional de Natação, em Lisboa, e decorre até 7 de agosto, com passagens por Porto e Algarve.

AUTOR: JOÃO REAL