José Gomes é o único lateral-esquerdo de raiz do plantel do Nacional. Depois da saída de Afonso Freitas para o rival Marítimo, era esperado que os alvinegros reforçassem a posição até ao final do mercado de janeiro.
Tal não aconteceu e agora restam duas opções: adaptar algum jogador de outra posição, caso seja necessário, ou contratar um atleta que não esteja contratualmente ligado a nenhum clube. O veterano João Aurélio, lateral direito de raiz, é a alternativa interna mais provável. Tiago Margarido pode ainda optar por uma mudança de sistema tático, optando por utilizar três defesas centrais.
Todos estes cenários só serão equacionados, caso aconteça algo pouco visto esta temporada: a indisponibilidade de José Gomes. O lateral esquerdo foi titular em todos os jogos da Liga até ao momento, tendo falhado apenas 24 minutos. A cumprir a quarta temporada ao serviço dos alvinegros, o jogador português de 28 anos tem contrato até 2027.
Salvo algum problema de última hora, a titularidade de José Gomes no Estádio São Luís no domingo, frente ao Farense, é inquestionável. Ulisses é baixa confirmada, por ter visto o quinto amarelo na última jornada, frente ao Arouca (1-2).