A equipa feminina de voleibol do FC Porto recebeu e perdeu, por 0-3, no Dragão Arena, contra a formação romena do Alba Blaj, em jogo da primeira mão dos quartos de final da Taça CEV, esta terça-feira.
As portistas, que chegaram a esta competição europeia provenientes da fase de grupos da Liga dos Campeões, concluindo-a na terceira posição, não tiveram argumentos para contrariar a superioridades evidentes do conjunto adversário e com a derrota pela desvantagem máxima terão espinhosa missão no segundo jogo da eliminatória, na Roménia, no próximo dia 20.
O primeiro set foi bastante equilibrado, com uma cadência praticamente de ponto cá, ponto lá até ao empate a 20, quando as romenas se adiantaram decisivamente com um parcial de 4-0 (20-24), permitindo-lhe, depois, gerir a vantagem para concluírem com 22-25.
As portistas reagiram bem à derrota no set inaugural e entraram de rompante no segundo, conquistando rapidamente um avanço substancial que atingiu expressão máxima aos 10-5. No entanto, as visitantes recuperaram, recorrendo a uma diversidade de ações para superar o bloco azul e branco, até então muito eficaz, e após igualarem aos 16, passaram de imediato para a frente. Avanço que as romenas não desperdiçaram, perante equipa portuguesa muito mais vulnerável e com menor eficiência ofensiva, e alcançaram com naturalidade a segunda vitória em sets, por números mais desnivelados (20-25) do que a primeira e que o início da partida não deixava antever.
O terceiro set voltou a ser pautado pelo equilíbrio, como o inicial, e a indefinição durou à diferença tangencial de 12-13 favorável ao Alba Blaj, altura em que a equipa romena voltou a destacar-se (15-18). Todavia, desta vez não irresistivelmente para a formação lusa, que empatou a 20, mas não foi capaz de manter a cadência, cedeu parcial de 0-3 (20-23) e foi derrotada por 21-25.