
Começa já este fim de semana em Fafe (Portugal) a nova época do Mundial de EnduroGP. Os melhores pilotos do mundo enfrentam a primeira de sete rondas.
Para esta prova inaugural estão inscritos 136 pilotos e mais de 11 equipas com apoio de fábrica. Fafe acolhe a primeira ronda da temporada pela segunda temporada consecutiva. Josep García (Red Bull KTM) defende o título conquistado no ano passado, mas vem de uma lesão numa clavícula. Steve Holcombe (Honda Racing Red Moto), que no ano passado ganhou em Fafe, é outro dos pilotos em prova – tendo-se mudado de Enduro 1 para Enduro 2.
Também Brad Freeman (Beta) recuperou recentemente de uma lesão, procurando iniciar a época da melhor forma para continuar a acrescentar aos seus dez títulos do mundo. Andrea Verona defende as cores da GasGas como campeão em título de Enduro 2, e na Sherco é Hamish MacDonald a liderar as ambições da marca – assim como acontece com Zach Pichon na TM… depois de ter estado na Sherco em 2024.
Jed Etchells estreia-se na Fantic em Enduro 1, enquanto Max Ahlin, campeão do mundo Júnior, ruma ao EnduroGP com a Team JTM Pro Racing Sport inscrito em Enduro 2.
O evento ficará marcado, também, pela apresentação oficial das novas motos de enduro da Triumph – a TF 250-E e a TF 450-E. Será na sexta-feira, lançando um ano em que a marca britânica se estreia no campeonato. Terá como pilotos Jamie McCanney e Mikael Persson.
A Akrapovic Super Test dá início à ação na sexta-feira à noite, mas é no sábado e no domingo que a competição propriamente dita decorre. Os pilotos a enfrentarem em cada dia um circuito de 56km – três voltas para o EnduroGP, Junior e Youth; e duas voltas para Women, Junior Women e Open. Cada volta inclui três Special Tests (Acerbis Cross Test, GMoto Enduro Test e Polisport Extreme Test).