Marc Márquez arrancou o fim de semana do Grande Prémio da Chéquia em grande estilo, apesar de ter passado quase toda a primeira metade da primeira sessão de treinos livres, em Brno, na garagem da Ducati, com um problema técnico na sua moto principal. O português Miguel Oliveira ficou em 12.º, com 1:56.272 minutos, mais 1.666 segundos do que o líder.

A sessão começou com chuva e, como esperado, a atividade foi reduzida nos minutos iniciais. Márquez foi um dos pilotos que saiu para a pista, mas parou a moto a meio da primeira curva com uma avaria.

Posteriormente, o espanhol fez mais duas tentativas de sair com a sua primeira moto, mas esta continuou a apresentar problemas, o que obrigou a equipa da Ducati a recorrer à segunda moto. No entanto, os mecânicos tiveram que reconfigurá-la, uma vez que estava preparada para condições de piso seco. Isto custou a Márquez mais alguns minutos, durante os quais Jack Miller começou a registar tempos recorde com pneus slick, porque a chuva tinha parado e o sol brilhava sobre a pista. Eventualmente, Márquez voltou à garagem após apenas duas voltas para também ele trocar para pneus de seco.

Os melhores tempos foram registados no final da sessão, quando Márquez alcançou 1:54.606, apenas 0.010 segundos mais lento que o recorde absoluto de Brno, estabelecido em 2016.

Miller ficou em segundo lugar, a 0.615 segundos de Márquez, seguido por Francesco Bagnaia, Álex Márquez e Enea Bastianini, completando os cinco primeiros. Pedro Acosta, Marco Bezzecchi, Luca Marini, Álex Rins e Takaaki Nakagami, que substitui Somkiat Chantra na LCR Honda, completaram o top 10 no final dos primeiros 45 minutos de treinos livres na Chéquia.

O campeão mundial Jorge Martín, que regressou à pista após uma longa ausência devido a uma série de lesões, terminou em 17.º lugar, a 2.522 segundos de Márquez. Martinator perdeu algumas voltas mais rápidas devido a incursões fora dos limites da pista.

Durante a primeira sessão, foram registadas duas quedas. A primeira foi de Bezzecchi logo nos minutos iniciais, e a segunda, bem mais aparatosa, foi de Ai Ogura pouco antes do final do treino. Felizmente, o japonês escapou ileso e até regressou à pista com a sua segunda moto, mas não chegou a completar uma volta com pneus slick.

O fim de semana do Grande Prémio da Chéquia, 12.ª ronda da temporada de 2025 do MotoGP, continua às 15:00 (hora de Lisboa) com o treino oficial de 60 minutos. Como sempre, este treino determinará quais os dez pilotos que avançarão diretamente para a segunda fase da qualificação de amanhã.