Num grande mudança na Andretti Global, Michael Andretti afastou-se das operações diárias da equipa de corridas, passando a liderança para o seu parceiro de negócios Dan Towriss, CEO da Gainbridge e do Grupo 1001. Contrariando rumores, Andretti nega firmemente ter sido expulso pelo proprietário da IndyCar Series, Roger Penske, afirmando que a decisão foi uma escolha pessoal, tendo em conta as suas prioridades de vida em evolução.

A lenda das corridas de 62 anos, que está à frente da Andretti Global desde a sua criação em 2002, explicou que era simplesmente o momento certo para uma mudança. “Não é por causa de Roger Penske, é por minha causa,” disse Andretti à Associated Press (AP). “Aos 62 anos, passei toda a minha vida nas corridas, e agora tenho outras prioridades. Tenho gémeos de 10 anos e acabei de me tornar avô.”

Towriss, que tem aumentado gradualmente o seu envolvimento com a Andretti Global nos últimos dois anos, tornou-se oficialmente co-proprietário, adquirindo uma participação significativa na organização. Juntos, Towriss e Andretti são rápidos a desmentir rumores que sugerem que Andretti foi forçado a sair. “Esta reestruturação está a ser planeada há meses, e eu continuo muito envolvido como conselheiro e embaixador da equipa,” confirmou Andretti.

A timing desta notícia, que vazou através de um relatório da Sportico—propriedade do filho de Penske, Jay—coincidiu com um novo acordo de carta para os proprietários de equipas da IndyCar. A especulação surgiu quando Towriss assinou o acordo em nome da Andretti Global, provocando uma série de rumores. Mas Towriss e Andretti enfatizam que esta foi uma transição planeada, não uma aquisição hostil.

“Não dissemos que o Michael já não possui a equipa,” esclareceu Towriss. “Reestruturámos a propriedade, sim, mas o Michael ainda tem um interesse financeiro. A decisão foi mútua e ambos estamos felizes com o resultado.”

Em meio às mudanças de liderança, a Andretti Global continua a apresentar equipas competitivas em várias séries, incluindo a IndyCar, onde Colton Herta recentemente garantiu o segundo lugar no campeonato. Apesar de perder o patrocinador DHL para a Chip Ganassi Racing e de reduzir de quatro carros para três, Towriss está confiante no futuro da equipa. “Não somos uma ‘B Team’ na IndyCar,” afirmou Towriss. “Ainda podemos competir com nomes como Penske e Ganassi.”

À medida que Andretti assume um novo papel como conselheiro e embaixador, o futuro da Andretti Global continua brilhante sob a liderança de Towriss. As ambições contínuas da equipa na F1, embora ofuscadas pela resistência do establishment da F1, podem também ganhar novo ímpeto com Towriss à frente.

Para Andretti, a próxima Indianapolis 500—onde o seu filho Marco irá conduzir—continua a ser uma data chave no seu calendário. Para além disso, o homem que dedicou a sua vida ao automobilismo está pronto para desfrutar de outros aspectos da vida, enquanto mantém um pé firmemente planted no mundo do desporto motorizado.