O primeiro grande teste de pneus de 2025 está concluído, e a McLaren esteve na vanguarda do desenvolvimento de pneus de chuva e intermédios da Pirelli para as novas regulamentações da Fórmula 1 de 2026. O teste de dois dias, realizado no Circuito Paul Ricard em França, forneceu dados valiosos enquanto o desporto se prepara para uma nova era de corridas em condições de chuva.
O que está a mudar para 2026?
Os pneus de chuva e intermédios da Pirelli de 2026 continuarão a usar jantes de 18 polegadas, mas terão uma largura e diâmetro exterior reduzidos tanto nos eixos dianteiro como traseiro. As alterações visam melhorar o desempenho, a manuseabilidade e a dispersão de água em condições extremas.
A McLaren foi encarregada de colocar estes novos pneus protótipo à prova durante dois dias de intensa corrida em condições de chuva.
Oscar Piastri e Lando Norris da McLaren percorreram muitas milhas
O teste decorreu no traçado “2A” de 3.463 quilómetros em Paul Ricard, um circuito bem conhecido pelo seu avançado sistema de rega que permite condições de chuva controladas.
- Dia 1 (Terça-feira): Oscar Piastri completou 120 voltas com um melhor tempo de 1:07.008.
- Dia 2 (Quarta-feira): Lando Norris completou 123 voltas, estabelecendo um melhor tempo de 1:07.956.
No total, a McLaren percorreu 840 quilómetros em condições de pista completamente molhada, recolhendo dados cruciais para o programa de desenvolvimento de pneus da Pirelli.
Condições de Pista Consistentemente Molhadas para Dados Fiáveis
A manhã de terça-feira proporcionou um breve período de seca, mas a chuva intermitente de quarta-feira levou ao uso de camiões de água e aspersores para garantir uma pista constantemente húmida. Isto permitiu que os engenheiros da Pirelli testassem várias iterações de pneus protótipo em condições repetíveis.
O Diretor de Motorsport da Pirelli, Mario Isola, ficou satisfeito com o progresso:
“A primeira sessão de testes de 2025 revelou-se muito útil. Quando se testam pneus para tempo molhado, não é fácil reproduzir consistentemente as mesmas condições de pista para obter dados fiáveis, mas ao longo destes últimos dois dias, conseguimos adquirir muita informação que será vital para definir os novos pneus intermédios e de chuva extrema.”
O Que Vem a Seguir para a Pirelli? Mais Dois Testes em Espanha
O programa de desenvolvimento de pneus da Pirelli para 2025 está apenas a começar. A seguir, estão dois testes cruciais em Espanha focados em compostos para tempo seco:
- 4-5 de Fevereiro: McLaren & Ferrari no Circuito de Barcelona-Catalunha
- 12-13 de Fevereiro: Jerez de la Frontera com Alpine (ambos os dias), McLaren (um dia) e Mercedes (um dia)
Com três das principais equipas da F1 envolvidas nas próximas sessões, a Pirelli continuará a refinar a sua gama de pneus para 2026 antes que as novas regulamentações entrem em vigor.
Conclusão: Preparar o Futuro da F1
A participação direta da McLaren no desenvolvimento de pneus para chuva de 2026 sinaliza o papel crescente da equipa na formação da próxima geração da F1. À medida que a Pirelli recolhe mais dados dos testes que se avizinham em Espanha, as equipas estarão a observar atentamente para ver como os novos pneus impactam o design do carro, a estratégia e o desempenho em corrida.
Uma coisa é certa: as corridas em condições de chuva em 2026 vão evoluir. 🚀🌧️