Max Verstappen, o principal piloto da Red Bull, desvendou a aposta de alto risco que a sua equipa fez durante o Grande Prémio da Austrália. Este movimento audacioso foi desencadeado por um momento de caos na equipa McLaren, que deu a Verstappen a oportunidade de assumir a liderança. Apesar de ter começado a corrida em terceiro lugar numa grelha encharcada de Albert Park, atrás de uma primeira linha dominada pela McLaren, Verstappen conseguiu assegurar a segunda posição nas primeiras voltas. Isto aconteceu após uma manobra bem-sucedida para ultrapassar Oscar Piastri na Curva 2 logo no início da corrida.

Apesar da sua performance estelar no molhado Grande Prémio do Brasil do ano passado, Verstappen não conseguiu replicá-la. Um pequeno erro da sua parte, ao entrar demasiado fundo na Curva 11, permitiu à McLaren recuperar o terreno perdido. À medida que a corrida avançava, Verstappen começou a perder tração em relação aos pilotos da McLaren, que se estavam a distanciar. O piloto holandês expressou preocupações à sua equipa sobre os pneus deteriorados. No entanto, com mais chuva na previsão, foi instruído a persistir, levando os seus pneus intermédios ao limite.

Esta decisão revelou-se crucial. Os pilotos da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri, ambos foram vítimas de uma curva traiçoeira, deslizando para fora da pista. Enquanto Norris conseguiu recuperar relativamente rápido, Piastri deslizou para fora da pista novamente e ficou preso na relva. Com Norris na liderança, mas apenas por uma margem mínima, decidiu entrar nas boxes. Verstappen, no entanto, manteve-se na pista, liderando a corrida à frente de Lewis Hamilton.

À medida que a chuva se intensificava, Verstappen encontrava-se num dilema sobre se deveria entrar nas boxes. Inicialmente, foi aconselhado a ficar na pista, mas a decisão foi rapidamente revista. Regresso à corrida em segundo lugar após Norris, Verstappen conseguiu manter esta posição até ao final da corrida.

Verstappen argumenta que, mesmo que tivesse entrado nas boxes com Norris, o resultado teria permanecido inalterado. Ele ainda teria terminado em segundo. Ao discutir esta estratégia crucial, Verstappen disse: “Começou a chover um pouco, eles saíram e foi um pouco como um pânico, tipo ‘oh, preciso de entrar nas boxes’. Eu fiquei fora.”

Ele elaborou ainda mais durante a conferência de imprensa pós-corrida, afirmando: “Mantive-me limpo e, quando vi o Oscar a regressar, pensei, ‘Bem, vamos ficar fora’, porque eram apenas aquelas três curvas. O resto ainda estava seco.”

No entanto, houve um momento fugaz em que o segundo poderia ter-se transformado em primeiro. Norris teve um deslize na Curva 6 na penúltima volta, permitindo a Verstappen fechar a diferença de forma significativa. No entanto, o holandês não conseguiu ultrapassar Norris e terminou a corrida a 0,9 segundos do seu rival pelo título e amigo.

Apesar da intensa competição, Verstappen achou a experiência divertida, dizendo: “Essas últimas voltas aqui foram intensas, pelo menos, estávamos a lutar pela vitória, mas estou muito feliz por trazer isto para casa.” Ele saiu de Melbourne com 18 pontos, alguns a mais do que a Red Bull esperava após uma sexta-feira difícil.

Verstappen reconheceu que, apesar da sua impressionante performance, ainda estavam atrás da McLaren. Ele disse: “Assim que os pneus começaram a sobreaquecer, não tivemos hipótese e sim, basicamente, a McLaren simplesmente disparou.” Ele concluiu: “Portanto, ainda temos muito trabalho a fazer para lutar por uma vitória. Mas estou muito feliz por estarmos em segundo aqui. É basicamente um lugar melhor do que deveríamos ter estado, e são 18 pontos a mais do que eu tinha no ano passado nesta pista.”