A chuva está de volta e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou a Madeira e 16 distritos de Portugal continental sob aviso amarelo. De fora apenas Lisboa e Setúbal. 

O aviso justifica-se com a precipitação, com previsão de chuva por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada e queda de granizo. 

A Madeira vai estar sob aviso amarelo pelo menos até meio do dia de quinta-feira por causa do vento, chuva, com previsão de aguaceiros, por vezes fortes e ocasionalmente acompanhados de trovoada, e agitação marítima. 

Na costa norte da Madeira esperam-se, a partir das 9 horas, ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros. Por isso, a Porto Santo Line, concessionária da linha marítima entre as ilhas da Madeira e Porto Santo, que utiliza o navio Lobo Marinho, decidiu, esta quarta-feira, antecipar para as 18 horas a viagem programada para as 21h30 com saída do Porto Santo. 

Quanto a quinta-feira, as viagens com saída prevista do Funchal às 8h00 e do Porto Santo às 20h «serão canceladas devido às más condições meteorológicas previstas para o Porto Santo», anuncia a concessionária na sua página oficial, que apresenta alternativas: viagens extra no dia seguinte (sexta-feira) com saídas do Funchal às 8h e 19h e regressos do Porto Santo às 12h e 22h30.