Dias depois de terem trocado de posições no topo da Liga, Benfica e Sporting medem forças na quarta-feira, nas meias-finais da Taça de Portugal, disputadas em Famalicão. Em três dérbis já disputados esta época, as águias venceram dois, a contar para a Elite Cup (6-1) e para a segunda jornada da Liga (3-1) e registou-se um empate, na segunda volta (2-2).

Apesar da invencibilidade das águias frente aos leões esta época, o treinador Edu Castro antevê «jogo muito complicado contra um rival dificílimo». « É uma semifinal, um jogo único, quadra neutra, mais parecido com a Elite Cup (6-1). Espero que seja assim, porque foi o que correu melhor para nós» analisou o técnico espanhol.

Temos sido uma equipa muito sólida

As águias chegam a Famalicão numa série de dez vitórias consecutivas e com apenas duas derrotas em toda a época. Edu Castro destaca a flexibilidade das soluções encontradas pelos pupilos desde setembro: «Temos sido uma equipa muito sólida ultimamente na defesa, saindo muito bem no contra-ataque. Às vezes, vai um pouco contra o jogo mais alegre do começo da temporada. Há que adaptar»

Dadas as experiências anteriores frente aos leões, Edu Castro lança um dérbi decidido nos detalhes: «Temos de ser sempre muito consistentes, saber que qualquer detalhe te pode colocar atrás ou à frente no marcador e saber gerir ambas as situações. Queremos os cinco sentidos.»

Polémica recente não belisca ambição leonina

À semelhança de Edu Castro, o treinador do Sporting, Edo Bosch, defende que a final four chega no momento ideal. O técnico espanhol não escondeu qual é o objetivo dos leões, mas realçou nível do adversário que tem pela frente:«A ambição do Sporting é ganhar a Taça de Portugal, mas temos um encontro muito complicado. Será o quarto este ano, já sabemos as muitas armas que o Benfica tem. Eles também conhecem as nossas e esperemos que seja uma grande festa para o hóquei nacional».

Bosch frisou que «o Benfica tem demonstrado esta época que é uma grande equipa», mas reafirmou confiança no modelo de jogo desenvolvido ao longo da época e cimentado nas últimas semanas.

A ambição do Sporting é ganhar a Taça de Portugal

«A partir de janeiro já se começou a ver um Sporting muito mais sólido e consistente. Fomos crescendo e começámos a demonstrar o ADN que queremos até ao final da época. Estamos contentes com o que temos vindo a fazer, a divertir-nos a jogar hóquei» frisou o técnico que conquistou sete Taças de Portugal como jogador.

Sporting e Benfica discutem acesso à final a partir das 21h30, pouco mais de 24 depois das águias terem feito uma participação no Conselho de Disciplina contra Edo Bosch. Em causa estão as declarações do técnico espanhol no final do Clássico no FC Porto (3-3) sobre a expulsão de Girão: «Façam as contas e vejam quem saiu vencedor aqui... É fácil! Muito fácil».

Três horas e meia antes do dérbi eterno, Oliveirense e a surpresa Juventude Pacense discutem o primeiro bilhete para o jogo decisivo às 18h. Para a turma de Paços de Ferreira, as meias-finais simbolizam uma campanha inesperada, tanto na Liga onde ocupam o sexto lugar, como na Taça de Portugal, na qual eliminaram o FC Porto fora de casa nos oitavos de final (4-3).