
Está oficialmente no ar a época de MotoGP e logo com o favorito à vitória final a mostrar por que razão é assim considerado, e a fazer jus a esse estatuto ao começar o ano com o melhor tempo no FP1. A Yamah esteve em bom plano com três motos no top dez, e com Miguel Oliveira a ser oitavo.
Estamos oficialmente no arranque de temporada no MotoGP, com o circuito de Chang a receber o primeiro Treino Livre do ano, a contar para o GP da Tailândia. As expectativas são altíssimas sobretudo entre os dois pilotos da Ducati de fábrica, mas também entre os restantes membros da grelha, de pilotos a estrearem-se com as novas equipas a passar pelos rookies, que este ano são três.
O FP1 começou desde logo com praticamente todos os pilotos a irem para a pista, com a exceção a ser Fabio Di Giannantonio, e desde logo foi a dupla dos irmãos Márquez, a começar com Marc, a liderar a tabela de tempos, à frente de Álex.
Entretanto foi possível ver Maverick Viñales com problemas e a mostrar isso mesmo, sem que se saiba o que estava a incomodar o novo piloto da Tech3:
Marc continuava a ser a referência com cerca de dez minutos volvidos de sessão e liderava com uma volta em 1:29.423s, uma vantagem superior a 0.4s sobre o segundo, agora Marco Bezzecchi. Álex Márquez era terceiro, à frente de Fabio Quartararo e Luca Marini que fechavam para já o top cinco.
Grande parte dos pilotos seguia agora para a garagem da respetiva equipa. Entre os rookies o melhor era Fermín Aldeguer, em décimo e a 0.991s do #93.
A sessão entretanto estava novamente com a grande parte dos pilotos em pista e os temps mantinham-se em grande parte inalterados e com Marc Márquez a liderar as hostes, ainda à frente de Bezzecchi e Álex Márquez, sendo que este trio era o único a rodar no segundo 29.
Pecco Bagnaia era oitavo para já e o único com dez voltas efetuadas, com precisamente a sua última a ser a sua melhor em 1:30.328s.
Com a sessão a entrar nos últimos cinco minutos o destaque era Jack Miller que saltou para a segunda posição após uma volta em 1:29.840s, mas Quartararo bateu o seu colega com a M1 logo depois ao rodar em 1:29.765s… no entanto a as novidades não ficaram por aqui, já que Franco Morbidelli partiu para o ataque e com uma volta em 1:29.581s ficou a 0.158s de Marc Márquez.
A sessão terminou pouco depois:
