Encerra amanhã a fase regular da Liga masculina, decidindo-se quem segue para o play-off que vai coroar o campeão nacional e quais as duas equipas que descem à Proliga.

Na luta pelos oito lugares que seguem em frente, Benfica, FC Porto e Sporting asseguraram já o primeiro, segundo e terceiro posto, respetivamente. Podem por isso, assistir descansados, à luta pela última vaga disponível para a qual existem três candidatos: Esgueira, V. Guimarães e Imortal.

Nesta corrida, os algarvios são quem tem, teoricamente, mais razões para alimentar o sonho já que depende de vencer o Póvoa. O Esgueira, por seu lado, mede forças com Ovarense e os vimaranenses têm o Benfica na Luz.

Nas contas da descida, o Galomar já tem o seu destino traçado para o segundo escalão, e mede forças com o Queluz que luta pela permanência na elite, o que acotecerá em caso de vitória e empurra o Póvoa também para a Proliga, o que não acontecerá se o Póvoa vencer os algarvios e o Galomar, que ainda só venceu dois jogos na Liga, bater o Queluz.

Lá na frente, Benfica está preparado para a receção ao V. Guimarães, conforme explica Diogo Gameiro. «Garantimos o primeiro lugar que era o objetivo inicial, mas o Vitória já nos causou vários problemas em jogos anteriores. É uma equipa com jogadores com muita experiência, com muita qualidade individual. Sabemos quais são os seus pontos fortes e estamos a trabalhar para os anular», explicou o base encarnado de 29 anos.

A recuperar da derrota com as àguias na última jornada, o Sporting desloca-se a Oliveirense onde um triunfo poderia significar motivação extra para o play-off. «"Temos visto um crescimento muito grande de toda a equipa. Todos nós fomos subindo o nível e, ao longo da temporada, jogando melhor e melhor. Agora, queremos continuar a evoluir para que, no play-off, possamos estar na direcção certa. É o que nos importa: queremos trazer o campeonato para casa», garantiu o extremo leonino Jeremiah Bailey.

O FC Porto recebe o Galitos e Miguel Maria só tem uma coisa em mente. «Neste clube só queremos ganhar. Para sermos campeões temos de ganhar a toda a gente», disse o base.

Os quartos de final começam dia 10 de maio e decidem-se à melhor de três jogos.