O vencedor do Grande Prémio do Mónaco do ano passado, Charles Leclerc, fez o melhor tempo na primeira sessão de treinos livres, apesar de ter colidido com Lance Stroll no início da sessão.

Logo nos primeiros minutos da sessão inaugural de treinos livres, Leclerc e Stroll tiveram um desentendimento na travagem para a curva, resultando numa colisão entre os dois, depois do piloto canadiano se ter atravessado no caminho do piloto monegasco. A sessão ainda foi interrompida durante alguns minutos, devido aos detritos espalhados pela pista.

Stroll não regressou à pista, pois a caixa de velocidades ficou danificada, mas Leclerc não só continuou como a meio da sessão fez uma volta em 1.11,964, assumindo a liderança da tabela de tempos, posição que manteve até ao final.

O piloto da Ferrari foi o único a baixar da marca de 1.12 por volta, registando vantagem de 0,163 segundos sobre Max Verstappen. Lando Norris fechou os três primeiros, a 0,326 segundos para o líder. Seguiu-se Alex Albon e o líder do campeonato mundial, Oscar Piastri. O melhor tempo de Piastri, no entanto, foi registado com pneus médios, e não com os macios, que foram utilizados pelos quatro primeiros classificados.

Lewis Hamilton, o segundo piloto da Ferrari, esteve perto de um acidente grave no final da sessão, quando passou por cima de uma zebra alta na saída do complexo da Piscina e literalmente voou, mas aterrou rapidamente e conseguiu controlar o carro antes de embater nas barreiras.

Este fim de semana realiza-se o GP do Mónaco, oitava prova Mundial. Hoje haverá ainda nova sessão de treinos livres nas ruas do Principado.