Valtteri Bottas, de 35 anos, e Zhou Guanyu, de 25, vão deixar a equipa após três temporadas ao volante de um Alfa Romeo e depois de um monolugar Sauber, anunciou em comunicado a escuderia de F1, com sede na Suíça, que passará a ser Audi em 2026.
Enquanto uma das duas vagas já estava ocupada para 2025, após o anúncio, em abril, da contratação do piloto alemão Nico Hülkenberg (37 anos), da Haas, a Sauber anunciou agora a contratação do brasileiro Gabriel Bortoleto.
Com apenas 20 anos, Gabriel Bortoleto lidera atualmente o mundial de Fórmula 2, a antecâmara da F1, ao volante de um monolugar da equipa britânica Invicta Racing.
"O Nico [Hülkenberg] e o Gabriel [Bortoleto] constituem a combinação ideal de experiência e juventude, o que nos coloca numa boa posição para o futuro", disse o responsável da Sauber, Mattia Binotto.
O piloto brasileiro considerou uma honra "juntar-se a uma equipa que combina a rica história do desporto automóvel da Sauber e da Audi".
Com Botas e Zhou, a Alfa Romeo teve a sua melhor temporada em 2022, terminando em sexto (em 10 equipas), com 55 pontos, antes de sofrer uma regressão, nona com 16 pontos em 2023 e ainda sem pontos na presente temporada.
A equipa Sauber vai tornar-se Audi em 2026, temporada que será marcada por uma alteração nos regulamentos dos motores na F1. Para a marca dos quatro anéis, que faz parte da galáxia Volkswagen, será a estreia na categoria principal do desporto automóvel.