Há sete anos que Alberto Puig é diretor de equipa da Honda no MotoGP, mas pode agora estar prestes a deixar o cargo – que exerceu durante um período conturbado para o construtor japonês. E Francesco Guidotti pode ser o escolhido para o lugar.

Se os títulos continuaram a surgir em 2018 e 2019, tudo começou a mudar para pior em 2020, quando a Honda entrou numa espiral negativa até que a RC213V se tornou numa das motos menos competitivas do pelotão.

O trabalho de recuperação já começou e está a produzir efeitos visíveis este ano. Mas, mesmo assim, os dias de Puig podem estar contados, de acordo com o site SPEEDWEEK.com que cita fonte bem informada.

O antigo piloto espanhol continua a ter sérios problemas com a perna esquerda, que lesionou há 30 anos. Este ano voltou a ser operado e teve de falhar as primeiras três rondas da época.

Agora, estará a trabalhar na sucessão em conjunto com a Honda, sentindo que já não consegue suportar o que implica estar a tempo inteiro no paddock. Ainda assim, deverá manter-se na estrutura, num cargo na base de Barcelona.

Quanto ao substituto, a especulação aponta para Guidotti como favorito. O italiano saiu da liderança da KTM no ano passado, tendo uma longa experiência de gestão no MotoGP – onde também passou pela Pramac nos tempos da Ducati. Além disso, na Honda poderia encontrar o irmão Giacomo, que é atualmente o chefe de mecânicos de Luca Marini.