
O tenista português Henrique Rocha conquistou esta 3.ª feira a primeira vitória em Roland Garros, segundo torneio do Grand Slam da temporada, ao derrotar na primeira ronda da fase de qualificação o francês Robin Bertrand.
Depois da estreia há um ano, com um desaire na abertura do qualifying, o jovem portuense de 21 anos, que ocupa o 201.º lugar no ranking ATP, eliminou o jogador da casa (294.º ATP) ao cabo de uma hora e 55 minutos, com os parciais de 7-6 (7-5) e 6-2.
Henrique Rocha, a recuperar de uma fase menos positiva, com apenas dois triunfos nos últimos 10 encontros, entrou mal no major parisiense e chegou a estar em desvantagem no primeiro set (1-3), mas conseguiu recuperar e, apesar de ter desperdiçado dois set points, levou a melhor no tie-break. Duas quebras de serviço no sexto e oitavo jogo da segunda partida foram suficientes para sentenciar a vitória do português.
O próximo adversário do tenista do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis, na segunda ronda da fase de qualificação, será o chileno Tomas Barrios Vera (110.º ATP), que se impôs ao também francês Luka Pavlovic, pelos parciais de 6-4 e 6-3.