
Helmut Marko, o influente conselheiro da Red Bull, fez um veredicto contundente sobre as habilidades de condução do novato da Alpine, Jack Doohan, rotulando-o como um piloto de ‘classe C’. Com o Grande Prémio da Austrália no horizonte, a avaliação mordaz de Marko levanta questões sobre o futuro de Doohan na Fórmula 1.
Doohan, um ex-piloto da Red Bull e filho do ícone australiano do motociclismo Mick Doohan, juntou-se a Pierre Gasly como seu parceiro para a temporada de 2025 durante o Grande Prémio da Holanda no ano passado. Isso ocorreu apenas alguns dias antes de Franco Colapinto, que demonstrou habilidades notáveis nas últimas nove corridas de 2024, ser promovido para um lugar de corrida na Williams. O excepcional talento de Colapinto chamou a atenção de várias equipas, incluindo a Red Bull, antes de a Alpine o contratar como um dos seus quatro pilotos reservas para a temporada de F1 de 2025.
Em meio a especulações em curso, fontes sugerem que a passagem de Doohan na Alpine pode ser de curta duração, com o seu contrato a cobrir supostamente apenas as primeiras corridas da nova temporada. Consequentemente, Colapinto pode em breve substituí-lo.
O futuro de Doohan na temporada de corridas dependerá em grande parte do seu desempenho, um padrão aplicável a todos os pilotos na grelha. Depois de aprimorar as suas habilidades de condução na renomada academia de pilotos da Red Bull de 2017 a 2021, antes de se mudar para o programa júnior da Alpine em 2022, Doohan tem um caminho desafiador pela frente.
Apesar da sua afiliação anterior com Doohan, Marko não poupou palavras ao criticar as capacidades do piloto australiano. Numa conversa na estação interna da Red Bull, a Servus TV, Marko expressou dúvidas sobre a capacidade de Doohan para durar toda a temporada.
Marko, conhecido pelas suas avaliações diretas, também deu a sua opinião sobre os outros novatos na grelha de F1 de 2025. Isso inclui Gabriel Bortoleto (Sauber), Andrea Kimi Antonelli (Mercedes), Oliver Bearman (Haas) e Isack Hadjar, o recente graduado da Red Bull.
Bortoleto, o primeiro piloto brasileiro de F1 desde Felipe Massa em 2017, foi considerado um piloto ‘B’ por Marko. Apesar do impressionante currículo de Bortoleto, que venceu os títulos de F3 e F2 em anos consecutivos (2023/24), Marko considerou que lhe faltava “velocidade pura”.
Antonelli, por outro lado, é visto como um dos talentos mais promissores da F1 desde Verstappen, o atual campeão mundial por quatro vezes. Apesar de ter sofrido um acidente na sua estreia no FP1 pela Mercedes no Grande Prémio de Itália no ano passado, o potencial de Antonelli para se destacar como um piloto de elite na F1 permanece indiscutível, desde que consiga gerir a enorme pressão, segundo Marko.
Bearman, que já fez três aparições na F1, substituindo Carlos Sainz e Kevin Magnussen pela Ferrari e Haas, respetivamente, em 2024, recebeu críticas mistas de Marko. Embora reconhecesse a velocidade e o talento de Bearman, Marko expressou preocupações sobre o seu estilo de condução agressivo, sugerindo que isso poderia prejudicar o seu progresso em comparação com Antonelli.
Finalmente, Marko atribuiu uma classificação ‘A’ a Hadjar, que garantiu um lugar na F1 com os Racing Bulls, apesar de ter perdido o título de F2 para Bortoleto. Marko acredita que o potencial do piloto franco-argelino é vasto, dada a sua rapidez e habilidade, desde que consiga gerir melhor as suas emoções.
No mundo da Fórmula 1, os riscos são elevados e a competição feroz. À medida que a temporada de 2025 se desenrola, permanece a dúvida sobre como estes novatos se irão sair na grelha, especialmente sob o olhar crítico de veteranos experientes como Marko.