O Galatasaray emitiu um comunicado esta segunda-feira a revelar que vai apresentar uma queixa contra José Mourinho.

O Galatasaray anunciou que vai apresentar uma queixa contra José Mourinho por racismo. O conjunto de Istambul assumiu estar farto das declarações do treinador português, que considera como depreciativas em relação aos turcos:

«Desde o início das suas funções de treinador na Turquia, José Mourinho, do Fenerbahçe, tem proferido declarações depreciativas contra o povo turco. Hoje, o seu discurso ultrapassou os comentários meramente imorais e passou a ser uma retórica inequivocamente desumana. Declaramos formalmente a nossa intenção de dar início a um processo penal relativamente às declarações racistas proferidas por José Mourinho e, consequentemente, apresentaremos queixas oficiais à UEFA e à FIFA. Além disso, iremos observar atentamente a posição adotada pelo Fenerbahçe – uma instituição que professa defender ‘valores morais exemplares’ – em resposta à conduta repreensível exibida pelo seu treinador».

Em causa estão declarações do técnico português sobre as queixas do Galatasaray durante a partida:

«Depois do jogo, agradeci a Slavko Vincic por ter arbitrado este grande encontro. Se tivesse sido um árbitro turco, teria sido um desastre completo. O banco do Galatasaray saltava como macacos após cada decisão correta», afirmou na conferência de imprensa.

José Mourinho tem sido muito crítico com as arbitragens na Turquia, revelando esta segunda-feira o que disse ao quarto árbitro da partida entre o Fenerbahçe e o Galatsaray.