Os velejadores Francisco Uva e Duarte Reis garantiram esta quarta-feira um lugar na frota de ouro nos Europeus juniores da classe 470, em jornada discreta para a seleção portuguesa em Leça da Palmeira nas classes 420 Open e 420 sub-17.

Apesar de um dia menos positivo, já que os atletas baixaram de sétimos para 16.º em Matosinhos, Francisco Uva e Duarte Reis garantiram uma posição na primeira metade da competição que conta com 49 embarcações, pelo que continuam na luta pelas medalhas.

Com dois 11.º e um 15.º, a dupla lusa soma agora 32 pontos numa classificação que continua a ser liderado pelos franceses Lomane Valade e Julien Bunel, com somente cinco, vencendo duas das três regatas do dia.

Numa classe que vai até aos 21 anos, Teresa Quartin e Rita Borges caíram nove posições, para 44.º, com 79 pontos, não atingindo o objetivo que se afigurava difícil.

Em 420 Open e em 420 sub-17 realizaram-se apenas duas regatas, sendo que na quinta-feira haverá mais duas de classificação e só depois se saberá quem avança para a frota de ouro.

Com velejadores até aos 19 anos, na classe 420 Open, que reúne 128 barcos, Tiago Santos e Manuel Sêncio continuam a ser os melhores entre as oito tripulações nacionais, porém caíram oito posições, para 33.º, com 32 pontos, distantes dos brasileiros Said Royo e Bernardo Oliveira, comandantes, com quatro pontos.

Em 420 sub-17, entre os oito barcos portuguesas em prova num universo de 77, a melhor é a que junta Tomás Pacheco e Manuel Rocha, 12.º, com 20 pontos, em evento liderado pelos italianos Nicolas Margaria e Edoardo Cavero, com quatro.