A Aprilia tinha expectativas em alta para a época de 2025 do MotoGP, contratando Jorge Martín – que, no ano passado, foi campeão do mundo. Mas foi Ai Ogura a grande revelação até agora.

Com o espanhol ausente devido a lesão, o rookie que no ano passado obteve o título de Moto2 impressionou com as suas prestações consistentes desde o GP da Tailândia – tendo ficado no top dez nas três primeiras rondas.

Ogura foi desclassificado do GP da Argentina por uma infração técnica na moto que não lhe deu vantagem competitiva. Nada que apagasse a sua prestação em Termas de Río Hondo e em todos os circuitos até agora, e que lhe valem, neste momento, a nona posição no campeonato.

Francesco Guidotti, que até ao ano passado liderou a KTM, falou ao site GPOne.com acerca do nipónico, considerando que este começo de carreira mostra as boas capacidades:

As expectativas para o Martín e para a Aprilia eram muito altas. O Ogura surpreendeu todos na primeira corrida e depois continuou a sair-se bem, apesar da desclassificação na Argentina. Quando um rookie consegue manobrar a moto assim logo nas primeiras corridas, significa que ele não é mau.

O italiano acrescentou: ‘Com um campeão do mundo no topo, talvez eles conseguissem ter explorado o potencial total e talvez ter mais algumas indicações para o desenvolvimento’.