"Todo o Alentejo a Caminhar", este é o lema do novo Festival de Caminhadas do Alentejo e cuja primeira edição foi apresentada esta quinta-feira, ao início da tarde, na Casa do Alentejo, uma verdadeira embaixada da região do sul do país com o mesmo nome, na capital portuguesa.

Este certame que, decorrerá de 10 a 20 de outubro, incentiva à prática saudável de desporto duma forma descontraída e é uma montra da natureza e cultura do território, sendo que simultaneamente dinamiza a sua rede de percursos pedestres.

"Atividade em que o desporto e o lazer se entrecruzam e que está a ganhar muitos adeptos em Portugal. Nós queremos fixar no 'main set' dos portugueses que o Alentejo é a região ideal para caminhar", destacou durante a apresentação José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo.

Por seu turno, Pedro Beato, vice-presidente da mesma entidade, vincou a adesão de toda a região à iniciativa bem como a resposta que está a ter a nível do número de inscritos. "Temos o pleno dos 47 municípios do nosso Alentejo envolvidos no evento, com 55 passeios. É todo o Alentejo a caminhar", reforçou, sem esquecer de adiantar: "Já temos alguns percursos esgotados [limite de 40 incrições] e outros para lá caminham."

É um Festival que está a dar os primeiros passos mas que tem pernas para andar. "Será para continuar nos próximos anos. Já temos algumas ideias que queremos pôr em prática na edição de 2025", desvendou ainda Pedro Beato.

Na cerimónia de apresentação do evento à comunicação social, onde não faltou o degustar de pratos típicos alentejanos, marcaram igualmente presença os irmãos Rosado, da banda Os Anjos, que são embaixadores do Alentejo.

O Festival tem início com a conferência "Turismo de passeios pedestres", no dia 10 de outubro, em Montemor-o-Novo, e prossegue, no dia 12, a partir das 09h30, com o passeio pedestre "Entre pontos e colinas de Arraiolos", seguido de convívio com almoço comunitário. 

No dia seguinte, ainda pela mesma freguesia de Montemor-o-Novo e igualmente a partir das 09h30, está marcado outro passeio, denominado "Montados de Cabrela", que "alia apontamentos literários à caminhada". Terminada esta caminhada, segue-se um convívio com gastronomia regional.

Para o fim de semana de 19 e 20 de outubro, sob o tema "Todo o Alentejo a Caminhar", estão previstos passeios pedestres por todos os 47 municípios alentejanos, num total de "mais de meia centena de circuitos, de dificuldade baixa e moderada, de forma a serem acessíveis a todos".

Pode obter mais informações sobre o Festival em: alentejowalkingfestival.pt