21.ª jornada, primeiro clássico da segunda volta na Liga Portugal Betclic. Em ares renovados, o FC Porto recebe o líder Sporting com a urgência de recuperar pontos perante o rival e alimentar a esperança de título.
Ao terceiro jogo de Martín Anselmi, o primeiro clássico para o treinador argentino em Portugal. A influência do novo técnico tem sido notória na proposta de jogo azul e branca, com sinais positivos no processo ofensivo. No entanto, a defesa não tem dado resposta semelhante.
Dúvidas em ambos os lados
Se frente ao Maccabi Tel Aviv as ameaças adversárias não tiveram frutos, erros individuais de Nehuen Pérez e Otávio contribuíram muito para os pontos perdidos em Vila do Conde.
O castigo do brasileiro obriga a mexidas neste setor esta sexta-feira, com dúvidas entre a substituição direta por Zé Pedro ou recuar de um dos médios.
No maior teste da era Anselmi, as preocupações naturais de uma equipa ainda em assimilação precoce de processos. Pelo perfil do treinador, porém, não nos parece que isso vai mudar a forma como vai abordar a partida.
Do outro lado, um Sporting lutador na era Rui Borges, embora sem ainda encontrar o melhor futebol. As ausências continuam a ter influência nas escolhas do técnico, com dúvidas sobre a utilização dos influentes Hidemasa Morita e Viktor Gyökeres.
No meio de um ciclo intenso e que muito tem exigido de algumas unidades, o espaço entre a receção ao Farense e esta partida é um dos maiores que o técnico já encontrou em Alvalade.
Frescura e afinação vão ser exigidas neste duro desafio. O Sporting não vence no Dragão desde 2016 e, na última época, o empate conseguido na reta final salvou um jogo de muitas dificuldades para os leões.
Mais que quebrar a seca de triunfos neste palco, a oportunidade de deixar o FC Porto a 11 pontos - 12 com o confronto direto - só pode reforçar a motivação dos visitantes.
Clássico é clássico, mas arriscamos escrever que a pressão é um pouco maior para os dragões.
Joga-se muito pelas 20h15.