Negócio fechado em Inglaterra: Borja Sainz vai ser jogador do FC Porto e viaja nas próximas horas para a Invicta, confirmou o zerozero - depois de a Sky Sports ter avançado a informação ao final da tarde desta terça-feira.

As conversações foram longas e duras. Os dirigentes do Norwich recusaram a primeira oferta dos dragões, a rondar os 15 milhões, mas aceitaram a mais recente: 16,5 milhões, já a contabilizar vários add ons. Os canaries ficarão com uma pequena percentagem dos direitos económicos.

Borja Sainz tem 24 anos e é uma aposta muito forte do FC Porto para os próximos anos. Mais do que um extremo, Sainz é um avançado todo o terreno, muito forte a aparecer em zonas interiores e frio a finalizar. Basta dizer que fez 19 golos em 24/25 e foi o segundo melhor marcador do Championship - apenas atrás de Joël Piroe (Leeds).

A contratação será oficializada pelos dragões ainda esta semana, depois de Borja ultrapassar os trâmites habituais nestas situações. Se nada de anormal ocorrer nos exames médicos, o espanhol fará companhia aos compatriota Gabri Veiga, Samu e Ángel Alarcón no novo FC Porto de Francesco Farioli.

A estreia aos 18 anos na liga espanhola

Natural de Leioa, no País Basco, Borja começou a jogar no Athletic Bilbao e transferiu-se para o Alavés no escalão de sub19. Em agosto de 2019, com apenas 18 anos, fez a estreia na equipa principal e no maior escalão espanhol: 22 minutos num Alavés-Espanyol.

Asier Garitano foi o treinador responsável por essa aposta.

O avançado esteve em 44 jogos oficiais (dois golos) do Alavés entre 2019 e 2021, mas a sair sobretudo do banco de suplentes. Foi, por isso, à procura de minutos no segundo escalão, com o Real Zaragoza, e depois na principal divisão da Turquia, com o Giresunspor.

A chegada a Inglaterra e ao Norwich, em 2023, mudou-lhe a vida. Nas mãos do norte-americano David Wagner e, já em 24/25, sob orientação de Johannes Thorup e Jack Wilshere, Borja Sainz superou as melhores expetativas e dinamitou as estatísticas anteriores.

Foram 82 jogos, 27 golos e seis assistências numa equipa do meio da tabela do Championship. Prova de um crescimento brutal por parte do internacional sub19 por Espanha.

[ARTIGO ATUALIZADO]