Piloto francês explica como antecipa as quedas e demonstra sensibilidade única na pilotagem que compensou limitações da Yamaha durante a Sprint em Austin.

Fabio Quartararo, que terminou em sexto lugar na Sprint do GP das Américas com a Monster Energy Yamaha MotoGP Team, impressionou espectadores e jornalistas com os seus saves durante a corrida em Austin. As manobras para evitar quedas demonstraram a extraordinária sensibilidade do piloto francês.

‘Sabem, nunca faço realmente grandes saves quando a moto está completamente solta. Se virem, consigo realmente sentir o limite e levantar a moto antes de fechar completamente. Mesmo esta manhã a moto fez um pouco de chattering e imediatamente tentei levantar a moto porque sei que se continuar vou cair. Como disse, é um ponto forte que temos na frente, mas como disse é apenas por sensibilidade da frente e travão dianteiro, mas a traseira não está a ajudar a realmente parar’, revelou Quartararo quando questionado sobre o processo dos seus saves

A imprensa observou que ambos os saves que fez eram muito semelhantes, não ocorrendo no limite extremo, mas ainda com alguma margem. Questionado se eram iguais ou diferentes, Quartararo explicou as nuances técnicas de cada situação.

‘A primeira foi chattering e a outra foi simplesmente perder a frente. Mas como disse, estou a usar muito travão da frente comparado com eles. Mas eles usam realmente ambas as rodas para parar, mesmo no deslize’, detalhou o francês, destacando as diferenças técnicas entre a sua Yamaha e as motos concorrentes.

‘Nós apenas travamos pela frente e tentamos virar e colocar ângulo de inclinação com muito travão. É bastante complicado. E hoje, algumas voltas na sprint foram feitas assim’, concluiu o campeão mundial de 2021, revelando como esta abordagem de pilotagem mais arriscada tem sido necessária para compensar as deficiências da sua Yamaha, especialmente quando comparada às Ducati que dominam atualmente o campeonato.