Portugal entrou para a terceira jornada da fase de grupos do Euro sub-17 a necessitar apenas do empate para seguir na competição e pela frente tinha a Alemanha, que precisava de vencer para chegar às meias-finais. Foi mais uma partida dominadora dos sub-17 portugueses.

O jogo entrou a todo o gás, a alto nível, com a primeira oportunidade a ser da seleção alemã, com um remate de Alexander Staff aos 16 minutos para uma grande intervenção de Romário Cunha, naquela que seria a única ocasião alemã na primeira parte.  

Nos outros 25’, as chances foram todas portuguesas. Primeiramente, foi Mateus Mide a ameaçar com um remate de belo efeito que obrigou o guarda-redes germânico a esticar-se para evitar o primeiro golo. Seguiu-se mais duas oportunidades até ao intervalo, primeiro com Stevan Manuel aos 20’, após uma bela jogada, a rematar para nova defesa de Trippel e depois, com Mateus Mide, de livre direto, na última ocasião da primeira parte, a estar muito perto do 1-0, não fosse a grande parada do guardião alemão. 

Na segunda parte, Portugal seguia em busca do golo e a domínio predominava. Mas como se diz na gíria...quem não marca sofre e aconteceu mesmo. A Alemanha, num remate aos 72 minutos de Isbruch, acabado de sair do banco, gelou a seleção portuguesa ao fazer o 0-1.  

Apesar da desvantagem, Portugal reagiu e quatro minutos depois, o golo acabou por surgir. Tomás Soares, saiu do banco aos 75’ e passados 55 segundos, aproveitou um ressalto para fazer o empate, mas, o jogo não ficaria por aqui. 13 minutos depois, numa recuperação de bola, uma grande transição, com Tomás Soares a ser importante mais uma vez, agora, a fazer a assistência para o golo de Banjaqui, dando a vitória a Portugal, que segue para as meias-finais do Euro sub-17, apesar de ficar no segundo lugar. A Alemanha está eliminada.

O selecionador Bino Maçães, gostou da exibição portuguesa. «Fizemos as coisas muito bem. Tivemos uma reação fantástica ao golo sofrido e esse é o espírito que nós queremos. Vamos por mais, conseguimos o primeiro objetivo e agora vai ser sempre duro. Parabéns aos meus jogadores mas ainda não ganhamos nada.» disse.

No outro jogo do grupo, a França goleou a Albânia por 4-0 e também segue em frente ficando em primeiro lugar. Meias-finais estão marcadas para a próxima quinta-feira. Adversário será conhecido esta segunda-feira.