Para já não passa de um rumor antigo que tem, esta semana, tido mais episódios não oficiais. Mas com o aproximar de datas, pode muito bem passar a ser um tema quente no futsal europeu e internacional: o Euro Futsal 2026 pode vir a mudar de local.

Atribuído a Lituânia e Letónia, a fase final do próximo campeonato da Europa pode estar em risco de não se disputar nestes dois países devido à participação da Bielorrússia, país que tem incidentes diplomáticos com os dois países.

Através de jornalistas internacionais especializados na modalidade, saltam desde logo várias hipóteses, sendo que a mais forte parece ser a passagem da fase final do Europeu para o Cazaquistão, país que se ofereceu para receber a prova.

Qualificados para o play-off final de acesso ao Europeu, a histórica seleção cazaque poderá assim entrar diretamente na fase final como anfitriã. Toda esta história ganha outros contornos com o rumor do sorteio desse mesmo play-off, marcado para o próximo dia 21, ter sido adiado devido ao impasse da UEFA.

Se este cenário se confirmar, Letónia e Lituânia ficarão sem a vaga de anfitriões e a UEFA terá de reestruturar os apurados para a fase final do Europeu. Mas há pelo menos mais duas opções em cima da mesa: a de um terceiro país-sede, que receberá os jogos da Bielorrússia, meias-finais e final, e a mudança total para França...