
O AVS SAD vai, pelas 18 horas deste sábado, jogar o seu futuro na 1ª Liga na derradeira jornada do campeonato, diante do Moreirense. Contudo, o técnico José Mota não se sente intimidado com um cenário que se pode ramificar em várias possibilidades, puxando da experiência em vários anos no futebol.
Aliás, o treinador, de 61 anos, referiu que o seu grupo está consciente do que é esperado na receção aos cónegos. "Sinto os jogadores concentrados, sabem exatamente o que o jogo significa e, em termos mentais, temos tentado libertá-los das amarras de uma responsabilidade exagerada. Sabemos que temos aqui jogadores com muita experiência, mas quando se trabalha sobre vitórias é mais fácil recuperar", referiu José Mota, referindo-se ao triunfo sobre o E. Amadora na sua estreia pelo AVS SAD, na última jornada: "Estamos imbuídos num espírito de afirmação e, nesse sentido, estamos muito bem. Convém sermos inteligentes, porque temos plena consciência do que fizemos no Estrela. É com esse intuito que temos trabalhado, com o máximo de responsabilidade e sabendo o que significa este jogo."
Que características pretende transportar para este jogo que a equipa teve frente ao E. Amadora? "Sabemos das mais valias do Moreirense, mas sim, não podemos trabalhar só nesse sentido, temos de perceber o nosso valor. O jogo anterior é uma prova inequívoca que temos capacidade, fizemos um jogo muito positivo. Podemos e vamos lutar para os três pontos. O adversário fez um bom campeonato, mas nós estamos a jogar uma época num só jogo, e de extrema importância. Tem de ser correspondida pelos jogadores, treinadores, diretores... Tudo tem de ser exigente em nós. Mas, ao mesmo tempo, são os jogos que gostamos, estamos a trabalhar uma época inteira para jogar estes jogos e ter o prémio destas conquistas. Os adeptos vão recordar este jogo para toda a vida, passar de pais para filhos e de filhos para netos. E isto é um convite que faço ao povo de Vila das Aves, acho que vão estar presentes e que nos vão ajudar a ultrapassar este adversário. Conto com eles."
Os adeptos vão recordar este jogo para toda a vida. É um convite que faço ao povo de Vila das Aves, conto com eles.
José Mota
Treinador do AVS SAD
A rivalidade com o Moreirense afetou o grupo? "As rivalidades vão sendo ultrapassadas, as pessoas têm respeito uns pelos outros, são dois clubes vizinhos mas a rivalidade não existirá. O que vai existir é vontade e adeptos a puxar para fazer valer o apoio ao clube. É esse apelo que faço."
Sente que é possível vencer pela segunda vez consecutiva? "Já disse que, se não sentisse que o grupo de trabalho não tinha qualidade, não vinha para cá. Olhei para os jogadores e percebi que este clube, não só pela organização, pode conseguir estas vitórias. Conheço muitos atletas aqui, alguns foram meus jogadores em vários clubes e foi isso que também me ajudou a aceitar esse desafio. Com convicção de que pode corresponder. O Estrela já passou, agora queremos é dar uma alegria a Vila das Aves."
A sua equipa vai estar atenta aos outros jogos, ou tentou desligar isso? "Já tenho experiência nestes cenários, várias vezes neles precisei de empatar ou vencer, graças a Deus tem-me corrido bem. Não podemos estar desligados e atentos ao que se passa noutros campos, só um resultado é que nos interessa. Não há como estar à espera, é vencer. Com inteligência, com atitude e com coragem. Só assim continuaremos na 1ª Liga."
O que fará mais a diferença? A emoção e a entrega? "Ganha a equipa que fizer mais golos [risos]. Só espero que tenhamos duas ou três chances e marquemos, se tivermos cinco ou seis ou dez e falharmos... É sempre a melhor equipa que vence, temos de superar-nos nesse momento, não é só a atitude positiva e de confiança. Sabemos da importância."