
Johann Zarco foi um dos vários pilotos que escolheu arrancar com os pneus de chuva no GP das Américas de MotoGP, podendo trocar para os slick com toda a situação desencadeada por Marc Márquez (Ducati) a entrar nas boxes para ir buscar a moto com esses pneus, a poucos instantes do começo da volta de aquecimento.
O francês da Castrol Honda LCR afirmou: ‘Foi bom partir com os slick. Sei que existiram alguns pilotos que perderam muito porque tomaram a decisão certa de ir com os slick. Eu estava com os pneus de chuva, mas não voltei à via das boxes, mas com a bandeira vermelha depois voltámos e tivemos algum tempo para garantir que partiríamos com os slick’.
A pista de Austin secou rapidamente, algo que não estava nas contas de Zarco: ‘Foi uma pista seca. Não esperava isso, porque na minha volta a vir para grelha estava totalmente molhada, e não esperava que ficasse seca assim tão rápido. Eu tinha quase a certeza que faríamos pelo menos seis ou sete voltas com os pneus de chuva’.
Sobre toda a situação que se desencadeou, o #5 comentou: ‘É estranho. É verdade que quando há demasiadas pessoas na via das boxes, penso que eles não podem partir da via das boxes. Então, foi por isso que mostraram a bandeira vermelha. Isso foi estranho, seguramente. Tirei proveito disso, porque eu estava com os pneus de chuva. Mas não consigo estar na posição dos pilotos que escolheram os slick, correndo esse risco e não tendo a oportunidade. Não consigo entendê-lo, e não sei o que dizer’.