Na antepenúltima jornada da Liga Portugal Betclic, nas vésperas da decisão do campeonato, o Benfica mede forças contra o Estoril Praia, na Amoreira.

Apesar do favoritismo visitante, comecemos esta antevisão pelo anfitrião. Depois de um histórico arranque de ano civil - com seis vitórias nos sete primeiros jogos -, os canarinhos regressaram a um registo menos impressionante, depois de já terem confirmado a manutenção.

Ainda assim, mesmo com a vida já tranquila no primeiro escalão, o treinador Ian Cathro prometeu dar luta este sábado: «O jogo vai ter 95, 96 minutos e queremos tentar ganhar todos os minutos do jogo. Vai ser difícil, mas queremos melhorar e o foco é esse.»

A missão, contudo, ficou mais dificultada quando Wagner Pina e Holsgrove foram suspensos no último encontro e, por isso, juntam-se a Xeka na lista de indisponíveis para a receção ao vice campeão.

Do outro lado, a tarefa é simples: não escorregar antes do duelo frente ao Sporting, dérbi que pode muito bem decidir o campeonato português.

As perspetivas são boas. Para o campeonato, o Benfica só perdeu pontos por uma ocasião - empate caseiro frente ao FC Arouca - nos últimos doze jogos.

Apesar da corrida taco a taco na frente da tabela, Bruno Lage garantiu que o embate de sábado, ainda assim, não é decisivo: «Espero um Estoril muito motivado devido ao resultado do último jogo, temos de estar focados porque vai ser um jogo difícil. Temos de estar comprometidos para este jogo, que não é decisivo, certamente para a semana direi outra coisa, mas temos de estar focados no Estoril.

Para conquistar os três pontos no Estoril, o treinador encarnado não pode contar com os já conhecidos lesionados - Bah, Manu e Renato Sanches - nem com Carreras, suspenso por ter visto o quinto amarelo.

Assim sendo, os dados estão lançados. Serão os canarinhos capazes de atrapalhar os sonhos vermelhos - flashbacks de 2013? - ou chegará a águia com ainda maior embalo ao decisivo dérbi?

Onzes Prováveis

Estoril Praia: Joel Robles, Pedro Álvaro, Felix Bacher, Kévin Boma, Pedro Carvalho, Jandro Orellana, Vinícius Zanocelo, Pedro Amaral, André Lacximicant, João Carvalho, Yanis Begraoui

Benfica: Anatoliy Trubin, António Silva, Nicolás Otamendi, Tomás Araújo, Samuel Dahl, Fredrik Aursnes, Orkun Kökçü, Ángel Di María, Zeki Amdouni, Kerem Aktürkoğlu, Vangelis Pavlidis